A voz e suas poéticas

Authors

  • Edilene Dias Matos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25799

Keywords:

Artes

Abstract

 

Resumo:

A voz, mutante por natureza, é parte do corpo que não se reduz a um espaço, mas alonga e prolonga esse corpo, locus de origem, referência. Nesse movimento sinuoso, a voz, trapaceira, se desdobra em perpetuum móbile. É exatamente essa complexa operação de dobras e desdobras, de tecidos plissados, o teatro poético ou poesia teatral, entendidos aqui enquanto encenação de signos-atores (vocais, gestuais, sonoros, visuais) interligados. A voz, portanto,  não deve, em hipótese alguma, reduzir-se à palavra meramente vocalizada e muito menos à palavra grafada.

Palavras-chave: voz, corpo, teatro poético, signos-atores. 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Edilene Dias Matos, Universidade Federal da Bahia

Edilene Matos é doutora em Comunicação e Semiótica: Literaturas pela PUC/SP. Tem Pós-Doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP (IEB/USP). Tem Pós-Doutorado pela Université Paris Nanterre. Pesquisadora, ensaísta e professora da Universidade Federal da Bahia, atua nos cursos de graduação e pós-graduação do IHAC.  Coordenou o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação  em Cultura e Sociedade da UFBA (2015/2016). Criou e dirigiu o Núcleo de Pesquisa e Cultura da Literatura de Cordel, bem como o Departamento de Literatura, ambos na Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Pertence a diversos Centros de Estudos nacionais e internacionais, a exemplo do GT Literaturas Orais e Populares da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (ANPOLL); CRILUS (Centre de Recherches sur le monde lusophone) (Université de Nanterre); IELT (Instituto de Estudos da Literatura Tradicional) da Universidade de Lisboa; CULT (Centro de Estudos sobre Culturas); GT Tramas Poéticas: memória, voz e corpo. Integra o Comité Científico de 4 Revistas de Cultura de ampla circulação.

Tem vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior e ocupa a cadeira nº13 da Academia de Letras da

Published

2018-12-21

How to Cite

Matos, E. D. (2018). A voz e suas poéticas. Repertório, 1(30). https://doi.org/10.9771/r.v10i30.25799

Issue

Section

EM FOCO