Editorial: corpo e cognição
DOI:
https://doi.org/10.9771/rr.v1i38.52367Resumo
Os estudos contemporâneos sobre o corpo, advindos das ciências cognitivas, têm possibilitado novos olhares sobre a corporalidade na dança, na performance, no teatro e nas artes cênicas em geral. Principalmente a partir do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, com seu livro Phénoménologie de la Perception (1945), atravessamos marcos importantes,
como a Teoria Enativista, proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleonor Rosch, no livro The Embodied Mind, Cognitive Science and Human Experience (1991), o relevante trabalho do linguista George Lakoff e do filósofo
Mark Johnson, com o Philosophy in the Flash: the embodied mind and its challenge to Western thought (1999), ou ainda, Being There: putting brain, body, and world together again, de autoria de Andy Clark (1997), apenas para citar alguns
nomes recorrentes em teses, dissertações e artigos no campo das artes cênicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ivani Santana, Beatriz Adeodato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.