Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida

Autores

  • Andre Luiz Rodrigues Ferreira IFF - Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104

Palavras-chave:

Bufonaria. Religião. Carnavalização. Profanação. Resistência.

Resumo

O artigo objetiva investigar o Patolicismo, obra artística criada e executada pelo bufão franco-italiano Leo Bassi. Ação que parodia o Catolicismo, seus ritos, dogmas e sermões, as missas patólicas promovem dramaturgias expandidas que são atravessadas por noções como carnavalização, rebaixamento, inversão de hierarquias e afirmação de potências vitais. Partindo da análise da obra, seus elementos cênicos, estratégias e modos de fazer, conclui-se que esta práxis de Bassi gera um fenômeno artístico que fricciona o campo do ativismo político. Carregando convites de enfrentamento e resistência pela alegria, a Igreja Patólica busca linhas de fuga irônicas aos dispositivos de captura e expropriação do desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Luiz Rodrigues Ferreira, IFF - Instituto Federal Fluminense

Professor da Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense de Campos dos Goytacazes, RJ. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC/UNIRIO.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Ferreira, A. L. R. (2021). Dramaturgias de um bufão em uma igreja invertida. Repertório, 1(36). https://doi.org/10.9771/rr.v1i36.38104

Edição

Seção

EM FOCO