Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras

Autores

  • Luciana Hartmann Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-1203-5027
  • José Jorge de Carvalho Universidade de Brasília
  • Renata de Lima Silva Universidade de Goiás
  • Joana Abreu Universidade de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32015

Palavras-chave:

tradições populares brasileiras, estudos pós-coloniais, artes cênicas

Resumo

Este artigo debate a inserção de saberes das tradições populares - especialmente no que tange a práticas expressivas/performáticas que integram música, dança, teatro e vestimentas tradicionais - nas universidades brasileiras. A partir da observação de experiências pedagógicas como o Encontro de Saberes, iniciado na Universidade de Brasília, que convida mestres e mestras da cultura popular a atuarem como professores, buscaremos avançar no entendimento sobre quais os saberes presentes nas performances tradicionais brasileiras; como pode ocorrer o processo de ensino-aprendizagem desses saberes performáticos nas universidades e como promover reconhecimento de epistemologias que foram, historicamente, alijadas das instituições formais de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Artes Cênicas, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Cultruais da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Artes Cênicas pela UFRGS, mestrado e doutorado em Antropologia pela UFSC, com doutorado sanduíche na EHESS - Paris.

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília

Antropólogo, professor Titular do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB. Bolsista de Produtividade - PQ Cnpq.

Renata de Lima Silva, Universidade de Goiás

Professora do Departamento de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da Universidade de Goiás.

Joana Abreu, Universidade de Goiás

Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade de Goiás. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Hartmann, L., de Carvalho, J. J., Silva, R. de L., & Abreu, J. (2019). Tradição e tradução de saberes performáticos nas universidades brasileiras. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.32015

Edição

Seção

EM FOCO