O PALHAÇO NO ESPAÇO DO VAZIO NO CONTEXTO HOSPITALAR: A INCERTEZA COMO POTÊNCIA CRIADORA
DOI:
https://doi.org/10.9771/r.v1i35.31964Palavras-chave:
Palhaço. Experiência. Jogo. Sociedade-contemporânea. IncertezaResumo
Na sociedade contemporânea permanecemos distante daquilo que nos afeta, consequência da falta de tempo e necessidade de afirmação, o que acaba criando fronteiras da certeza. Diante dessa problemática, evidenciar e reforçar o incerto torna-se uma potência para o artista, que tem diante de si um caminho profuso e repleto de possibilidades para o criar. O objetivo deste trabalho é destacar as motivações e a forma com que os artistas que atuam no âmbito da humanização hospitalar desenvolvem suas ações, assim como apresentar as possibilidades encontradas para além dos caminhos já trilhados, buscando entender como essas motivações influenciam suas concepções com relação ao palhaço. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de campo, acompanhando um grupo de humanização hospitalar em hospitais e oficinas. Desse modo, observou-se que os tensionamentos gerados possibilitam uma outra forma de ação com relação ao palhaço. Essa imersão permite considerarmos que o desprendimento das certezas abre espaço para as incertezas da ação as quais acabam por gerar novas potências do pensar e do agir.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os/as usuários/as poderão ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos integralmente desde que sejam claramente mencionadas as referências aos/às autores/as e à Revista Repertório. A utilização dos textos em outros modos depende da aprovação dos/as autores/as e deste periódico.
Os conteúdos emitidos em textos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus/suas autores/as e não refletem necessariamente as opiniões da Revista Repertório.