Treinamento Físico no Teatro Universitário: reflexões [bakhtinianas] a partir de experimentos laboratoriais do Carmen Group

Autores

  • Jean Carlos Gonçalves Universidade Federal do Paraná
  • Gustavo Henrique Rodrigues Guterres Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v0i33.27895

Palavras-chave:

Treinamento físico, Ator, Teatro universitário, Laboratório, Bakhtin e o Círculo.

Resumo

O objetivo do artigo é compreender os sentidos do treinamento físico nos experimentos laboratoriais do Carmen Group (Centro de Treinamento em Corpo, Arte , Movimento e Encenação), da Universidade Federal do Paraná. Como procedimento metodológico foi realizado um Open Space (roda de conversa) com os integrantes do referido grupo. O olhar para os dados obtidos se dá pelo mirante teórico da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e o Círculo). Os resultados apontam, entre outras questões, para dois pólos de discussão: a) Embora se assemelhem, em alguns casos, com exercícios aeróbicos ou mais voltados ao campo do esporte e da ginástica, os exercícios de treinamento físico constituem-se como um conjunto de atividades com fins específicos, que se agregam uma parte importante na formação acadêmica dos sujeitos integrantes um grupo teatral universitário. b) Seja por sua função processual/laboratorial ou pelo atendimento da necessidade pontual de cada aluno-ator para a construção do seu personagem, o treinamento físico implica reverberações em diferentes etapas de um trabalho cênico, auxiliando os alunos-atores tanto processo de criação de personagens quanto em sua aplicação aos exercícios de preparação corporal para a cena, realizados antes de cada sessão do espetáculo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Professor da Universidade Federal do Paraná. Atua como docente na Graduação em Produção Cênica e nos cursos de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Mestrado e Doutorado) e Educação: Teoria e Prática de Ensino (PPGE:TPEn/UFPR  – Mestrado). É Bacharel e Licenciado em Teatro-Interpretação (Universidade Regional de Blumenau – FURB), Mestre em Educação (FURB) e Doutor em Educação (UFPR). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (LAEL/PUC-SP).Líder do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq)

Gustavo Henrique Rodrigues Guterres, Universidade Federal do Paraná

Ator e Performer do Carmen Group (UFPR). Graduando em Produção Cênica (UFPR). Pesquisador de Iniciação Científica (UFPR/CNPq). Membro estudante do Laboratório de estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades (ELiTe/UFPR/CNPq)

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

Gonçalves, J. C., & Guterres, G. H. R. (2019). Treinamento Físico no Teatro Universitário: reflexões [bakhtinianas] a partir de experimentos laboratoriais do Carmen Group. Repertório, (33). https://doi.org/10.9771/r.v0i33.27895

Edição

Seção

EM FOCO