Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000 - 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26554

Palavras-chave:

teatro, educação, procedimentos pedagógicos, Educação Somática, universidade pública

Resumo

Este ensaio apresenta procedimentos e abordagens somáticas em processos de formação em artes cênicas no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que subsidiam a formulação da noção de Materialidade Somaestética e engendra os procedimentos Ternas.  Discorre sobre a formação de procedimentos pedagógicos e prática docente na perspectiva da Educação Somática tendo como fonte as reformulações do projeto pedagógico, os planos de ensino e anotações das aulas, no período de 2000 a 2018, em diálogo com estudos de delineamento do campo da Educação Somática e com pesquisas que trataram da inserção de prática somáticas em cursos universitários em contextos diferenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Bittencourt Meira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente Associada do Instituto de Artes na Universidade Federal de Uberlândia, IARTE - UFU. Trabalho com treinamento para atores e teatro popular na graduação em Teatro; e escrita e performance somáticas no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e no ProfArtes - Mestrado Profissional em Artes. Sou Bacharel em Dança, Mestre em Artes e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Campinas. Minha pesquisa inclui educação somática, movimento consciente, processo criativo e culturas populares.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Meira, R. B. (2019). Preparação corporal e Somaestética na Universidade Federal de Uberlândia 2000 - 2018. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26554

Edição

Seção

EM FOCO