Exercícios prototípicos para uma educação teatral: uma pedagogia de composições, devir e agenciamentos

Autores

  • André Luiz Lopes Magela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26519

Palavras-chave:

educação teatral, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jerzy Grotowski, abordagens somáticas

Resumo

Descrição, conectada a conceitos filosóficos, de exercícios corporais oriundos de pesquisas sobre educação teatral. Os conceitos de afecção e agenciamento, caros aos escritos de Gilles Deleuze e Félix Guattari, são centrais na proposta, que baseia seus princípios teatrais em escritos de Jerzy Grotowski. O caráter somático destas atividades reside na tentativa de promover, por sua prática, formas de pensamento afinadas com elementos existenciais sugeridos pelas filosofias adotadas.

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Biografia do Autor

André Luiz Lopes Magela, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO

Professor do Curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na UFSJ

Dialoga majoritariamente com: educação teatral; docência de teatro; atuação teatral; estudos da cognição; estudos da subjetividade; filosofia contemporânea; biopolítica.

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Publicado

2019-09-25

Como Citar

Magela, A. L. L. (2019). Exercícios prototípicos para uma educação teatral: uma pedagogia de composições, devir e agenciamentos. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.26519

Edição

Seção

EM FOCO