Chegadas e partidas da “Diáspora Trans”
processos migratórios e trânsitos de gênero entre mulheres trans e travestis
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.52164Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a intersecção entre trajetórias migrantes e gênero como expressões do processo de des/reconstrução de identidades vivenciado por mulheres trans e travestis brasileiras a partir da categoria de análise “diáspora trans”. A pesquisa foi realizada entre 2017 e 2020 e se baseou na revisão bibliográfica, fundamentação teórica e em fontes orais. Como conclusão, propomos que a “Diáspora Trans” é vivenciada a partir de dinâmicas plurais, móveis e provisórias, tanto no trânsito de gênero quanto na migração geográfica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cleber Meneses, Marcelo Ennes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).