Llegadas y partidas de la “Diáspora Trans”

procesos migratorios y movilidad de genero entre mujeres trans y travestis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.52164

Resumen

El propósito de este artículo es analizar la intersección entre las trayectorias migrantes y género como proceso de des/reconstrucción de identidades de mujeres trans y travestis. La investigación ha sido hecha entre 2017 e 2020 con base en revisión bibliográfica, fundamentación teórica y fuentes orales. En general, como conclusión, proponemos la idea de “Diáspora Trans” como resultado de dinámicas múltiples, provisionales y plurales que se expresan por medio de tránsitos de género y territorios geográficos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cleber Meneses, Universidade Estadual do Mato Grosso

Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT (atual) e Instituto Federal de Goiás - IFG (2021), nas áreas de Sociologia, Didática, Educação e Relações Étnico-raciais, Fundamentos da Educação, Projeto de Vida, Metodologia Científica e TCC. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2020); Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Estado da Bahia - UFBA (2013); e possui Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia FACCEBA (2008) e Graduação em Sociologia pela Uniasselvi (2020); é membro do Grupo de Pesquisa "Processos Identitários e Poder" - GEPPIP. Atuou como Representante Territorial de Cultura, no Território do Sisal e Região Metropolitana de Salvador através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia-Secult (2008/2011); Foi Produtor Executivo da empresa Expo Eventos (2011/2013); Foi Coordenador da Diretoria de Territorialização da Cultura na Secult/BA, responsável pelos Sistemas de Cultura e Produção dos Eventos de Formação voltados à gestão pública (2013/2015); atuou como Consultor na construção e execução das política participativa para implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico em quatro municípios do sertão da Bahia (2018/2020). Atuou como professor horista no curso de Mestrado em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais (turmas de Paulo Afonso), do Instituto de Educação Superior Kire?y Sãso ? IESKS. Tem experiência com os seguintes temas: Cultura; Didática; Metodologia Científica; Sociologia; Processos Migratórios; Identidades de Gênero; Sexualidades.

Marcelo Ennes, PPGS/DCS Universidade Federal de Sergipe

Professor titular do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Líder do Grupo de Pesquisa “Processos identitários e poder” (GEPPIP).

Publicado

2023-12-06

Cómo citar

Meneses, C., & Ennes, M. (2023). Llegadas y partidas de la “Diáspora Trans”: procesos migratorios y movilidad de genero entre mujeres trans y travestis. Revista Periódicus, 2(19), 73–101. https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.52164