A comunidade LGBTQI+ como objeto de consumo

“O pink marketing e o impacto psicossocial”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.38359

Resumo

O presente artigo busca trazer à tona um entendimento a partir de um estudo bibliográfico no que diz respeito à prática do “Pink Marketing” ou “Pink Money” (dinheiro rosa), que é definida segundo Moreschi, Martins e Craveiro (2011) como “dinheiro advindo do mercado gay”, referindo-se ao consumo e à tática comercial como estratégia de marketing para com membros da comunidade LGBTQI+. Este estudo objetiva também relacionar essa prática com os impactos psicossociais para esta população em geral. Para isto, o artigo conta com a colaboração teórica de pesquisadores que tomam o gênero como objeto de estudos, localizados em bases digitais na forma de artigos científicos em português, escritos geralmente por autores representantes de diversas causas sociais, sendo geralmente estudos bibliográficos acerca do tema. Realizamos, metodologicamente, a relação entre a hipótese levantada sobre quais impactos sociais a prática do Pink Money produz com os artigos selecionados. Os resultados aparecerem como conclusão, que vão desde a percepção do consumidor LGBTQI+, sendo alguns alienados, outros ativos e protestantes contra a prática, até as entidades usuárias da estratégia, como aproveitadores da população minoritária para fins lucrativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Marlon Vasconcelos do Nascimento, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Acadêmico em Psicologia pela UNILEÃO - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Monitor na disciplina de Ética Profissional no curso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Diretor de Ensino da LASID - Liga Acadêmica de Saúde Integral para a Diversidade da UNILEÃO. Formando em Gestalt-terapia Clínica pela Clínica Diálogos - Juazeiro do Norte - CE.

Vinícius Érbethe Freitas de Oliveira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Discente do Curso de Direito do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio- UNILEÃO. Liga Acadêmica de Saúde Integral para Diversidade- LASID. vinicius_erbethe@hotmail.com

Francisco Franciente Leite Junior, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Doutorando em Psicologia Clinica pela Universidade Católica do Pernambuco ( UNICAP) Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Graduado em Psicologia pela Faculdade Leão Sampaio (FALS), possui Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional (KURIUS), História Social (URCA), Gestão Escolar (FJN) e Metodologia do Ensino Fundamental (FJN). Membro do Núcleo de Estudos Comparados em Corporeidade, Alteridade, Ancestralidade, Gênero e Gerações/ NECAGE da Universidade Federal do Cariri (UFCA). É Colaborador do Geni - Grupo de Estudos sobre Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades na Educação e na Saúde (UERJ) e do LIEV - Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (FALS). Lider do Grupo de Pesquisa Psicologia e Subjetividades Contemporâneas ( UNILEAO) . Docente do Curso de Psicologia Centro Universitário Dr. Leão Sampaio- UNILEÃO. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio- UNILEÃO.

Downloads

Publicado

2024-03-13

Como Citar

Nascimento, I. M. V. do, de Oliveira, V. Érbethe F., & Leite Junior, F. F. (2024). A comunidade LGBTQI+ como objeto de consumo: “O pink marketing e o impacto psicossocial”. Revista Periódicus, 1(20), 308–321. https://doi.org/10.9771/peri.v1i20.38359