Gênero e sexualidade no contexto da escola do campo: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.30420Resumo
Resumo: O presente estudo aborda as temáticas de gênero e sexualidade como dimensões da formação humana no âmbito escolar. A partir de pesquisa empírica numa escola de assentamento em área de Reforma Agrária no estado do Paraná, examinou-se de que modo às questões de gênero e sexualidade são compreendidas e trabalhadas como dimensões da formação humana, numa perspectiva emancipadora, de educação omnilateral, no contexto da Educação do Campo. Tendo como referências as narrativas dos/as estudantes do Ensino Médio, dos/as professores/as, da equipe pedagógica e direção da escola, construídas no espaço de investigação por meio da observação participante, de entrevistas e do grupo focal, assim como das contribuições dos estudos de gênero e sexualidade na educação e, na especificidade do campo, o estudo revela limites, mas também possibilidades de superação. O preconceito, o machismo e a homofobia presentes na cultura da sociedade e a falta de formação dos profissionais da educação se revelam como os principais entraves para que gênero e sexualidade integrem o currículo escolar, com intencionalidade pedagógica. Situação que se agrava nos regimes de exceção. Por outro lado, a inserção da escola e de seus sujeitos nas lutas contra hegemônicas, evidencia experiências de uma educação emancipadora.
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