Docência universitária e a formação de professores de Educação Física: a relação entre conteúdos, gênero e sexualidade

Autores

  • Thiago Camargo Iwamoto Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação. http://orcid.org/0000-0002-1509-6047
  • Wanderson Alves Amorim Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física.
  • André Luis dos Santos Seabra Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física. Universidade Estadual de Goiás, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás, Curso de Educação Física.

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.28532

Resumo

A atual conjuntura das políticas públicas e educacionais tem problematizado a discussão sobre gênero e sexualidade dentro do âmbito escolar, justificando-se a partir de uma perspectiva hegemônica do patriarcado. Os documentos norteadores desse contexto têm sido modificados a fim de atender a esses preceitos hegemônicos. Com isso, há impacto direto sobre o processo de formação dos professores de Educação Física, sobretudo na contextualização de gênero e sexualidade em consonância com os conteúdos da cultura corporal. Entendemos que o processo de formação tem relação direta com a atuação do docente universitário e as contribuições que esses têm para a formação de professores em Educação Física. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar e analisar os discursos de docentes sobre gênero e sexualidade, e se a relação é estabelecida com as práticas corporais, favorecendo a formação universitária de professores de Educação Física. A natureza do estudo tem característica de pesquisa qualitativa, utilizando-se do método de Análise de Discurso. Para isso foi aplicado um questionário aberto contendo sete questões para os docentes universitários que atuam diretamente com o estágio supervisionado escolar em Educação Física. Foi possível identificar uma similaridade entre os discursos dos docentes em que é necessário discutir dentro da formação acadêmica as questões sobre gênero e sexualidade, realizando a relação com as práticas corporais. Dentre os docentes, apenas um docente alicerça suas práticas e diálogos baseados em ideias biologicista, entendendo que as práticas devem atender as questões biofisiológicas. Assim, percebe-se que há uma preocupação e necessidade de discorrer sobre essa temática durante o processo formativo, mas ainda há pouca fundamentação para o um trato mais técnico e específico.

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Biografia do Autor

Thiago Camargo Iwamoto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física. Prefeitura de Goiânia, Secretaria Municipal de Educação.

Doutorando em Educação Física pela Universidade de Brasília - UnB, linha de pesquisa: Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer, temática: Estudos Comparados sobre Práticas Corporais, Cultura e Natureza. Mestrado em Psicologia, linha de pesquisa: Análise Experimental do Comportamento Humano, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Pós-Graduação Latto Sensu em Fisiologia e Cinesiologia do Exercícios pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás . Atualmente é professor auxiliar l da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Professor de Educação Física da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

Wanderson Alves Amorim, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física.

Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás.

André Luis dos Santos Seabra, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física. Universidade Estadual de Goiás, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás, Curso de Educação Física.

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás, possuí quatro pós-graduações a nível latto sensu: - Docência Universitária (ESEFFEGO - UEG), - Educação Física Escolar (F.E.F. - U.F.G), - Fisiologia do Exercício Avançada (UVA - Universidade Veiga de Almeida) e Formação em EAD pela Uiversidade Paulista, Graduado em Educação Física pela Universidade Paulista,

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Publicado

2021-04-10

Como Citar

Iwamoto, T. C., Amorim, W. A., & Seabra, A. L. dos S. (2021). Docência universitária e a formação de professores de Educação Física: a relação entre conteúdos, gênero e sexualidade. Revista Periódicus, 2(14), 122–142. https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.28532

Edição

Seção

Seção Livre