Chegadas e partidas da “Diáspora Trans”

processos migratórios e trânsitos de gênero entre mulheres trans e travestis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.52164

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a intersecção entre trajetórias migrantes e gênero como expressões do processo de des/reconstrução de identidades vivenciado por mulheres trans e travestis brasileiras a partir da categoria de análise “diáspora trans”. A pesquisa foi realizada entre 2017 e 2020 e se baseou na revisão bibliográfica, fundamentação teórica e em fontes orais. Como conclusão, propomos que a “Diáspora Trans” é vivenciada a partir de dinâmicas plurais, móveis e provisórias, tanto no trânsito de gênero quanto na migração geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Meneses, Universidade Estadual do Mato Grosso

Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT (atual) e Instituto Federal de Goiás - IFG (2021), nas áreas de Sociologia, Didática, Educação e Relações Étnico-raciais, Fundamentos da Educação, Projeto de Vida, Metodologia Científica e TCC. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2020); Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Estado da Bahia - UFBA (2013); e possui Graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia FACCEBA (2008) e Graduação em Sociologia pela Uniasselvi (2020); é membro do Grupo de Pesquisa "Processos Identitários e Poder" - GEPPIP. Atuou como Representante Territorial de Cultura, no Território do Sisal e Região Metropolitana de Salvador através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia-Secult (2008/2011); Foi Produtor Executivo da empresa Expo Eventos (2011/2013); Foi Coordenador da Diretoria de Territorialização da Cultura na Secult/BA, responsável pelos Sistemas de Cultura e Produção dos Eventos de Formação voltados à gestão pública (2013/2015); atuou como Consultor na construção e execução das política participativa para implementação dos Planos Municipais de Saneamento Básico em quatro municípios do sertão da Bahia (2018/2020). Atuou como professor horista no curso de Mestrado em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais (turmas de Paulo Afonso), do Instituto de Educação Superior Kire?y Sãso ? IESKS. Tem experiência com os seguintes temas: Cultura; Didática; Metodologia Científica; Sociologia; Processos Migratórios; Identidades de Gênero; Sexualidades.

Marcelo Ennes, PPGS/DCS Universidade Federal de Sergipe

Professor titular do Departamento de Ciências Sociais (DCS) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Líder do Grupo de Pesquisa “Processos identitários e poder” (GEPPIP).

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Meneses, C., & Ennes, M. (2023). Chegadas e partidas da “Diáspora Trans”: processos migratórios e trânsitos de gênero entre mulheres trans e travestis. Revista Periódicus, 2(19), 73–101. https://doi.org/10.9771/peri.v2i19.52164

Edição

Seção

Seção Livre