Gênero e sexualidade no contexto da escola do campo: limites e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.30420

Resumo

 Resumo: O presente estudo aborda as temáticas de gênero e sexualidade como dimensões da formação humana no âmbito escolar. A partir de pesquisa empírica numa escola de assentamento em área de Reforma Agrária no estado do Paraná, examinou-se de que modo às questões de gênero e sexualidade são compreendidas e trabalhadas como dimensões da formação humana, numa perspectiva emancipadora, de educação omnilateral, no contexto da Educação do Campo. Tendo como referências as narrativas dos/as estudantes do Ensino Médio, dos/as professores/as, da equipe pedagógica e direção da escola, construídas no espaço de investigação por meio da observação participante, de entrevistas e do grupo focal, assim como das contribuições dos estudos de gênero e sexualidade na educação e, na especificidade do campo, o estudo revela limites, mas também possibilidades de superação. O preconceito, o machismo e a homofobia presentes na cultura da sociedade e a falta de formação dos profissionais da educação se revelam como os principais entraves para que gênero e sexualidade integrem o currículo escolar, com intencionalidade pedagógica. Situação que se agrava nos regimes de exceção. Por outro lado, a inserção da escola e de seus sujeitos nas lutas contra hegemônicas, evidencia experiências de uma educação emancipadora.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Olegario da Silva, Universidade Federal do Paraná, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Pedagoga, mestranda  do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná

Sonia Fatima Schwendler, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação

Pedagoga e Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. PhD em Estudos Ibéricos e Latino Americanos pela University of London, Queen Mary College (com bolsa CAPES). Professora Associada II da Universidade Federal do Paraná, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado). Pesquisadora Honorária da Universidade de Londres, Queen Mary College, onde atuou como Advanced Research Fellow junto a professora Titular Else Vieira (Universidade de Londres) com projeto Gender and Education in Rural Areas in Brazil (Gênero e educação em áreas rurais no Brasil), aprovado pela British Academy/Fundo Newton (2015-2017). Pesquisadora e Coordenadora de projeto com apoio do CNPq (2014-2018). Membro da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo e vice-líder do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR. Atuou como Membro do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA (1998-2000) e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná como Coordenadora da Educação do Campo (2003-2004). Coordenou o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Educação do Campo (2005 a maio/2008). Atuou como coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais do Setor de Educação da UFPR (2014-2016). É co-autora do livro Paulo Freire: vida e obra (2001) e co-autora e organizadora dos livros Exercitando a cidadania no campo: a educação popular com trabalhadores Sem-Terra (2006), Educação do Campo em movimento: Teoria e prática cotidiana, v.I (2010); Conflitos Agrários: seus sujeitos, seus direitos (2015); Teorias e Políticas de Gênero na Contemporaneidade (2017). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, com ênfase em Estudos de Gênero e Diversidade Sexual; Gênero, Educação e Curriculo; Direitos Humanos, Diversidade, Diferença e Desigualdade Social; Movimentos Sociais e Educação do Campo; Estudos Comparados na América Latina; Organização do Trabalho Pedagógico Formal e Não Formal; e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2021-04-10

Como Citar

da Silva, L. O., & Schwendler, S. F. (2021). Gênero e sexualidade no contexto da escola do campo: limites e possibilidades. Revista Periódicus, 2(14), 15–40. https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.30420

Edição

Seção

Seção Livre