Quando a pedagogia toma posição ou o que aprendemos diante das imagens dos homens do triângulo rosa?

Autores

  • Gregory da Silva Balthazar Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.29218

Resumo

Inspirado em Berlot Brecht, problematizarei, com o presente texto, o lugar da imagem na construção de uma pedagogia que toma posição, isto é, um processo de aprendizagem pela imagem que nos provoca a criar linhas de resistência às sombras do autoritarismo de nosso tempo. Com efeito, proponho uma análise do filme Bent de Sean Mathias (1997), em dois movimentos metodológicos fundamentais: o lugar das imagens na luta pela memória das dores dos homens do triângulo rosa sob o nazismo e, inseparável disso, o gesto ético que estas imagens nos demandam assumir hoje. 

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

Balthazar, G. da S. (2019). Quando a pedagogia toma posição ou o que aprendemos diante das imagens dos homens do triângulo rosa?. Revista Periódicus, 1(11), 209–233. https://doi.org/10.9771/peri.v1i11.29218

Edição

Seção

DOSSIÊ 11 - Gênero e sexualidade em regimes de exceção