Lesbocídio: o estudo dos crimes de ódio contra lésbicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.28020Resumo
Resumo: O lesbocídio é uma expressão da lesbofobia que atinge seu nível letal. Compreender de que forma a lesbofobia leva ao lesbocídio é fundamental para vislumbrar como e quanto o ódio contra as lésbicas, em suas mais diversas expressões, é um mecanismo sistemático de opressão. Neste artigo buscamos apresentar diversas maneiras pelas quais os lesbocídios conectam-se aos contextos sociopolítico, cultural, religioso, misógino, lesbofóbico etc. em que eles ocorrem mostrando a importância do respaldo patriarcal para tais mortes. Por fim, defende-se que o aprofundamento dos estudos sobre lesbocídio podem colaborar com subsídios para a garantia dos direitos lésbicos e da existência e resistência lésbicas.
Palavras-chave: lesbocídio; invisibilidade lésbica; crimes de ódio; direitos lésbicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Periódicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).