Lesbocídio: o estudo dos crimes de ódio contra lésbicas no Brasil

Autores

  • Milena Cristina Carneiro Peres FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso
  • Suane Felippe Soares UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara Marques Dias UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.28020

Resumo

Resumo: O lesbocídio é uma expressão da lesbofobia que atinge seu nível letal. Compreender de que forma a lesbofobia leva ao lesbocídio é fundamental para vislumbrar como e quanto o ódio contra as lésbicas, em suas mais diversas expressões, é um mecanismo sistemático de opressão. Neste artigo buscamos apresentar diversas maneiras pelas quais os lesbocídios conectam-se aos contextos sociopolítico, cultural, religioso, misógino, lesbofóbico etc. em que eles ocorrem mostrando a importância do respaldo patriarcal para tais mortes. Por fim, defende-se que o aprofundamento dos estudos sobre lesbocídio podem colaborar com subsídios para a garantia dos direitos lésbicos e da existência e resistência lésbicas.

 

Palavras-chave: lesbocídio; invisibilidade lésbica; crimes de ódio; direitos lésbicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Cristina Carneiro Peres, FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso

Graduanda em Comunicação Social - Jornalismo pela FACHA - Faculdades Integradas Hélio Alonso. Integrante do projeto Núcleo de Inclusão Social - NIS, do NÓS: Dissidências Feministas e do Núcleo de Ética Aplicada - NEA, todos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, coordenados pela Prof.ª Dr.ª Maria Clara Dias, e também integra o Laboratório de Ética Animal e Ambiental - LEA, da Universidade Federal Fluminense - UFF em parceria com a UFRJ, coordenado pelo Prof. Dr. Fabio A. G. Oliveira e pela Prof.ª Dr.ª Rita Leão. Pesquisadora do projeto de pesquisa Lesbocídio - As histórias que ninguém conta, também coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Clara Dias. Tem interesse nas áreas ética aplicada, bioética, saúde coletiva, gênero, sexualidade e movimento de mulheres e políticas públicas.Tem experiência nas áreas de História e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, com ênfase em feminismo(s), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão social, justiça social, direitos básicos, história, bioética, ética aplicada, saúde coletiva, feminismos, questões lésbicas, gênero, histórias das mulheres, ética, ecofeminismos, direitos das mulheres, direitos dos animais, animais não-humanos.

Coordenadora do JUDIPP - Laboratório sobre Justiça, Diretos Básicos e Políticas Públicas. É integrante dos seguintes projetos acadêmicos: Projeto de Extensão Universitária NIS - Núcleo de Inclusão Social; NEA - Núcleo de Ética Aplicada; LEA - Laboratório de Ética Animal. Também integra dos grupos de pesquisa: Aborto e Justiça Social; Nós: Dissidências feministas; e o Lesbocídio - as histórias que ninguém conta.

Suane Felippe Soares, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Substituta em Bioética e Ética Aplicada (NUBEA-IESC) - UFRJ. Fazendo estágio Pós-Doutoral pelo PPGBIOS no projeto "Por uma concepção de justiça mais inclusiva: a Perspectiva dos Funcionamentos e sua aplicação nas análises de justiça social na formação universitária". Doutora e mestra pelo Programa em Associação Ampla de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva/PPGBIOS, sob orientação da Professora Doutora Maria Clara Dias. Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social (IMS-UERJ). É formada em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal Fluminense. Participou como bolsista da Bolsa de Iniciação científica do CNPq sob a orientação da Professora Doutora Rachel Soihet do projeto ?Feminismo ou Feminismos? Uma questão no Rio de Janeiro nos anos 1970/1980?. Tem experiência nas áreas de História e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, com ênfase em feminismo(s), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inclusão social, justiça social, direitos básicos, história, bioética, ética aplicada, saúde coletiva, feminismos, questões lésbicas, gênero, histórias das mulheres, ética, ecofeminismos, direitos das mulheres, direitos dos animais, animais não-humanos. Atuou como professora e coordenadora geral do projeto Pré Vestibular Comunitário da UNIRIO no ano 2011. Coordenadora do JUDIPP - Laboratório sobre Justiça, Diretos Básicos e Políticas Públicas. É integrante dos seguintes projetos acadêmicos: Projeto de Extensão Universitária NIS - Núcleo de Inclusão Social; NEA - Núcleo de Ética Aplicada; LEA - Laboratório de Ética Animal. Também integra dos grupos de pesquisa: Aborto e Justiça Social; Nós: Dissidências feministas; e o Lesbocídio - as histórias que ninguém conta.

Maria Clara Marques Dias, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Filosofia - Freie Universitat Berlin (1993). Realizou pós-doutorado na Universidade de Connecticut (2003), na Universidade de Oxford (2006/2007) e na Universidade de Tulane (2015). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde integra como membro efetivo o programa de pós-graduação em Filosofia e o programa interinstitucional e interdisciplinar de pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Mente. Coordena o NEA (Núcleo de Ética Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ); o grupo de pesquisa em Direitos Básicos, Justiça Social e Políticas Públicas (CNPq); o grupo de pesquisa Nós: dissidências feministas (CNPq); o grupo de pesquisa Perspectiva dos Funcionamentos: teoria e prática (CNPq) e o projeto de extensão Núcleo de Inclusão Social (NIS). Foi contemplada pelo edital da FAPERJ Cientista do Nosso Estado em 2010, 2014 e 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Peres, M. C. C., Soares, S. F., & Dias, M. C. M. (2018). Lesbocídio: o estudo dos crimes de ódio contra lésbicas no Brasil. Revista Periódicus, 1(10), 40–50. https://doi.org/10.9771/peri.v1i10.28020

Edição

Seção

DOSSIÊ 10 - Crimes de ódio e ataques morais contra feministas, LGBTs e defensores de direitos sexuais e reprodutivos