Docência universitária e a formação de professores de Educação Física: a relação entre conteúdos, gênero e sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/peri.v2i14.28532Resumo
A atual conjuntura das políticas públicas e educacionais tem problematizado a discussão sobre gênero e sexualidade dentro do âmbito escolar, justificando-se a partir de uma perspectiva hegemônica do patriarcado. Os documentos norteadores desse contexto têm sido modificados a fim de atender a esses preceitos hegemônicos. Com isso, há impacto direto sobre o processo de formação dos professores de Educação Física, sobretudo na contextualização de gênero e sexualidade em consonância com os conteúdos da cultura corporal. Entendemos que o processo de formação tem relação direta com a atuação do docente universitário e as contribuições que esses têm para a formação de professores em Educação Física. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar e analisar os discursos de docentes sobre gênero e sexualidade, e se a relação é estabelecida com as práticas corporais, favorecendo a formação universitária de professores de Educação Física. A natureza do estudo tem característica de pesquisa qualitativa, utilizando-se do método de Análise de Discurso. Para isso foi aplicado um questionário aberto contendo sete questões para os docentes universitários que atuam diretamente com o estágio supervisionado escolar em Educação Física. Foi possível identificar uma similaridade entre os discursos dos docentes em que é necessário discutir dentro da formação acadêmica as questões sobre gênero e sexualidade, realizando a relação com as práticas corporais. Dentre os docentes, apenas um docente alicerça suas práticas e diálogos baseados em ideias biologicista, entendendo que as práticas devem atender as questões biofisiológicas. Assim, percebe-se que há uma preocupação e necessidade de discorrer sobre essa temática durante o processo formativo, mas ainda há pouca fundamentação para o um trato mais técnico e específico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Periódicus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Licença Creative Commons Attribution Noncommercial que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sendo vedado o uso com fins comerciais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).