OS INTELECTUAIS E O MÉTODO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9838Palavras-chave:
Teoria, Marxismo, Método, Papel dos intelectuais, CríticaResumo
O presente estudo é uma despretensiosa contribuição à questão do método dialético, enquanto processo de investigação e ordenação lógica de uma determinada atividade, neste caso, a produção do conhecimento. O objetivo deste estudo é afirmar como tarefa da crítica reportar que na educação física os inimigos do marxismo ao produzirem pesquisas científicas e discursos apologéticos “desinteressados”, não engajados, reforçam o papel do Estado capitalista e justificam as perversas estruturas sobre as quais está edificada a cidade do capital. À guisa de conclusão, a crítica marxista é indispensável à desobstrução da retórica positivista ainda hegemônica na universidade pública brasileira que deveria ser espaço de deslegitimação da ordem burguesa e reconstrução do real que se revela como história e cujo conteúdo é o mundo criado pelo trabalho e pela luta do homem contra a natureza. Preferindo viver uma existência vazia de princípios, aceitar como inexorável o quotidiano criticado, mudando de lado diante de insignificantes abalos sociais, os intelectuais da ordem continuam vivendo na ilusão e na quimérica esperança sem ação de um mundo onde eles, iluminados, seriam os portadores da iluminação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).