MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: NOTAS PRELIMINARES
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9837Palavras-chave:
Modo de produção, Pós-modernidade, Educação, Trabalho manual e intelectualResumo
Este texto faz a crítica à pós-modernidade, à apologia das perspectivas microscópicas, fragmentárias, irracionalistas, ao empirismo tosco. Afirma a atualidade da concepção marxiana e engelsiana para a explicação de tudo quanto existe e a centralidade da categoria modo de produção da vida material dos homens para a explicação e o entendimento das condições históricas expressas nas diferentes formações sociais. A exposição está organizada em 04 partes: na primeira, trata-se dos fundamentos das discussões filosóficas e científicas; na segunda dos fundamentos da concepção materialista e dialética da história; na terceira, discute-se o modo de produção como categoria central da concepção marxista; na quarta parte trata-se da educação e modo de produção. Para a educação marxista, tal qual se expressa na elaboração marxiana e engelsiana, é necessário ir para além do capital, organizar e criar as condições para um salto de qualidade na luta revolucionária do proletariado contra o capital, algo que não é para o futuro. Isto, já vem se dando desde o século XVIII quando o proletariado reivindica, em contraposição à educação burguesa, uma educação que articule trabalho manual e trabalho intelectual, que articule uma formação integral, uma educação que ultrapasse os limites e a alienação posta na educação burguesa. O estabelecimento dos sistemas educacionais não mais em uma perspectiva unilateralmente burguesa, mas com a absorção das contraposições e das reivindicações do proletariado.
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