MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO

Autores

  • Edmundo Fernandes Dias Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9836

Palavras-chave:

Marxismo, Modo de produção, Educação, Omnilateralidade

Resumo

Este texto trata das reflexões feitas pelo marxismo acerca da questão da educação na sua relação com o trabalho. Inicia-se situando historicamente o pensamento do Marx e Engels sobre a unificação da educação com a produção material, colocando no centro do debate o conceito de omnilateralidade, compreendido a partir da elaboração feita em Princípios do Comunismo segundo a qual “com o fim da propriedade privada não haverá mais a necessidade de homens ligados a um único ramo da produção, mas que os homens novos possam fazer desabrochar todas as suas aptidões”, conjugação que, segundo eles, “permitiria elevar a classe trabalhadora acima das classes superiores e médias”. Situa a questão da separação entre o conhecimento puramente intelectual e o conhecimento efetivamente prático na obra de Daniel Lindemberg intitulada A Internacional Comunista e a escola de classes, e por fim, aponta as reflexões feitas por Antonio Gramsci. Deste marxista italiano destaca-se a unidade entre formação intelectual e a formação política como condição indispensável para a construção da subjetividade da classe trabalhadora. 

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Biografia do Autor

Edmundo Fernandes Dias, Universidade Estadual de Campinas

Atou como Professor do Departamento de Sociologia, Instituto de Filosofia e Ciência Humana (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 1o Secretário da ADUNICAMP. Coordenador Geral da Associação Brasileira de Educadores Marxistas (ABEM). Email: praxis@lexxa.com.br 

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Publicado

2014-03-12

Como Citar

Dias, E. F. (2014). MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 1(1), 34–42. https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9836