DA PRAGMÁTICA DA ESPECIALIZAÇÃO FRAGMENTADA À PRAGMÁTICA DA LIOFILIZAÇÃO FLEXIBILIZADA: AS FORMAS DA EDUCAÇÃO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9834Palavras-chave:
Modo de produção, Educação, Alienação, Estranhamento, Taylorismo, Fordismo, ToyotismoResumo
Nossa apresentação procura tratar o tema proposto - Modo de produção e educação – esboçando uma primeira sistematização acerca desta problemática sob a forma de três notas. A primeira nota indica alguns elementos para uma compreensão ampla do conceito de modo de produção em Marx. A segunda nota sugere algumas diferenciações presentes nas diferentes formas da alienação e do estranhamento vigentes no século XX e a terceira nota esboça alguns modos distintos da educação para o capital sob o capitalismo, que denominamos como pragmática da especialização, na variante taylorista-fordista e pragmática da liofilização flexibilizada, na era do toyotismo e da acumulação flexível. Conclui com um excerto breve introduzindo algumas pistas para se pensar a educação para além dos constrangimentos do capital.
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