DA PRAGMÁTICA DA ESPECIALIZAÇÃO FRAGMENTADA À PRAGMÁTICA DA LIOFILIZAÇÃO FLEXIBILIZADA: AS FORMAS DA EDUCAÇÃO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

Autores

  • Ricardo Antunes Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9834

Palavras-chave:

Modo de produção, Educação, Alienação, Estranhamento, Taylorismo, Fordismo, Toyotismo

Resumo

Nossa apresentação procura tratar o tema proposto - Modo de produção e educação – esboçando uma primeira sistematização acerca desta problemática sob a forma de três notas. A primeira nota indica alguns elementos para uma compreensão ampla do conceito de modo de produção em Marx. A segunda nota sugere algumas diferenciações presentes nas diferentes formas da alienação e do estranhamento vigentes no século XX e a terceira nota esboça alguns modos distintos da educação para o capital sob o capitalismo, que denominamos como pragmática da especialização, na variante taylorista-fordista e pragmática da liofilização flexibilizada, na era do toyotismo e da acumulação flexível. Conclui com um excerto breve introduzindo algumas pistas para se pensar a educação para além dos constrangimentos do capital. 

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Biografia do Autor

Ricardo Antunes, Universidade Estadual de Campinas

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B. Orientador de Doutorado. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Brasil (1986). Pós-Doutorado pela University of Sussex, Inglaterra (1998). Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (1994). PROFESSOR TITULAR da Universidade Estadual de Campinas , Brasil. Email: rantunes@unicamp.br 

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Publicado

2014-03-12

Como Citar

Antunes, R. (2014). DA PRAGMÁTICA DA ESPECIALIZAÇÃO FRAGMENTADA À PRAGMÁTICA DA LIOFILIZAÇÃO FLEXIBILIZADA: AS FORMAS DA EDUCAÇÃO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 1(1), 25–33. https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9834