MODO DE PRODUÇÃO E EDUCAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE A EDUCAÇÃO NA REPRODUÇÃO CAPITALISTA E NA TRANSIÇÃO AO SOCIALISMO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v1i1.9833Palavras-chave:
Modo de produção. Educação, Economicismo, Estruturalismo.Resumo
Elabora-se neste texto uma interpretação da relação entre modo de produção e educação, a partir das contribuições da visão althusseriana. As contribuições desta abordagem possibilitam a crítica à visão economicista e reducionista acerca do tipo de articulação existente entre a base/estrutura econômica e a superestrutura política e ideológica e suas implicações para a educação. Deste ponto de vista, a escola, a educação escolar, não só pode como é um local de contradição. Entretanto, qualquer transformação interna à escola no sentido de torná-la, de fato, uma escola a serviço das classes trabalhadoras exigiria o rompimento com o compromisso orgânico do aparelho educacional. Dos enfoques em contraponto: economicismo e estruturalismo, decorre a indagação: “embora algumas críticas às armadilhas das leituras não-economicistas sejam pertinentes, a rejeição das análises desenvolvidas pela “sociológica crítica da educação” no campo educacional não pode nos colocar em outras tantas e mais perversas armadilhas, como as do idealismo e do reformismo?”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).