LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004. 324 p.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v7i2.9682Palavras-chave:
ResenhaResumo
Christian Laval, intelectual francês, é sociólogo e especialista em história do pensamento liberal americano, também conhecido como militante contra a globalização liberal da educação e as diversas tentativas de mercantilização do ensino. Seu livro “A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público” é a tradução brasileira, feita por Maria Luíza M. de Carvalho e Silva, do original “L’ecole n’est pas entreprise: le néo-libéralisme à l’assant de l’enseignement public”. A referida obra é fruto de profundas pesquisas e análises documentais dos documentos oficiais gerados por órgãos internacionais como a Comissão Européia e o Banco Mundial, dentre outros, e visa expor as relações ocultas entre os valores neoliberais e os discursos educacionais de desvalorização da escola e da família nos últimos quinze anos.
O livro é dividido em três partes: I – A Produção do Capital Humano a Serviço da Empresa; II – A Escola sob o Dogma do Mercado; e III – Poder e Gerenciamento na Escola Neoliberal, onde o autor explica, a partir da crise de legitimidade pela
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).