Formação política e projeto histórico de classe. A trajetória histórico-política do 13 de maio NEP – Núcleo de Educação Popular

Autores

  • Cyntia de Oliveira e Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo Tumolo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9588

Palavras-chave:

Formação política. 13 de Maio NEP. Educação Popular. Movimentos Sociais. Sindicalismo.

Resumo

Considerando a relevância da formação política na história do movimento da classe trabalhadora, em contraste com a escassa produção de estudos sistemáticos sobre a temática, este texto busca oferecer uma pequena contribuição, por meio do relato da experiência do 13 de Maio NEP (Núcleo de Educação Popular), provavelmente a maior e mais longeva escola de formação político-sindical do Brasil.

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Biografia do Autor

Paulo Tumolo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado na Universitat Autonoma de Barcelona (2009). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado), linha de pesquisa Trabalho e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: capitalismo, trabalho, educação, sindicalismo e transformações no mundo do trabalho.

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Publicado

2010-12-19

Como Citar

Silva, C. de O. e, & Tumolo, P. (2010). Formação política e projeto histórico de classe. A trajetória histórico-política do 13 de maio NEP – Núcleo de Educação Popular. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 118–131. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9588