Educação e ensino em Marx e Engels

Autores

  • José Claudinei Lombardi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9581

Palavras-chave:

Modo de Produção. Educação. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich.

Resumo

A educação e o ensino são determinados pelo modo de produção da vida material. A forma como os homens produzem sua vida material, bem como as relações aí implicadas – quais sejam, as relações de produção e as forças produtivas – são fundamentais para apreender o modo como os homens vivem, pensam e transmitem as idéias e os conhecimentos que têm sobre a vida e sobre a realidade natural e social. Esta é a premissa presente na obra de Marx e Engels que deve orientar aos estudiosos da educação no esforço de situá-la no modo capitalista de produção da existência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Claudinei Lombardi, Universidade Estadual de Campinas

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1976), Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia, trabalho e educação; e historiografia da educação. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR)

Downloads

Publicado

2010-12-19

Como Citar

Lombardi, J. C. (2010). Educação e ensino em Marx e Engels. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 2(2), 20–42. https://doi.org/10.9771/gmed.v2i2.9581