POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO: UMA CRÍTICA AOS LIMITES DO ESTADO MODERNO

Autores

  • MARIA FERNANDA SILVA Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9417

Palavras-chave:

PLANSEQ, Estado, Classe Proletária.

Resumo

Esta dissertação analisa o PLANSEQ - Plano Setorial de Qualificação, voltado para o Setor Sucroalcooleiro Nacional, criado pelo Governo Luiz Inácio Lula da Silva em 2007 como parte do conjunto de ações do PNQ - Plano Nacional de Qualificação (2003). A escolha por este tema foi motivada por nossa pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (2009), a qual constatou que o grau de escolaridade dos trabalhadores cortadores de cana, em Alagoas, é baixíssima, geralmente se mantendo entre os primeiros anos do Ensino Fundamental e, ainda, que a maior parte dos trabalhadores que diziam ter frequentado a escola por alguns anos eram analfabetos funcionais. Diante disto, resolvemos investigar em nossa pesquisa no Mestrado em Educação Brasileira qual a contrapartida do Estado frente à lamentável situação educacional destes trabalhadores do setor sucroalcooleiro. Pois bem, o PLANSEQ representa esta contrapartida e em decorrência de sua análise, pretendemos demonstrar os limites e as (im)possibilidades do Estado Moderno frente às demandas da classe proletária. Para dar curso à nossa investigação, no primeiro capítulo faremos um apanhado do contexto histórico que dá origem à criação do PLANSEQ: crise estrutural do capital, crise do fordismo e neoliberalismo. No segundo capítulo passaremos à análise documental do PLANSEQ, antes verificando as diretrizes do plano que a ele dá origem, o PNQ. Por fim, no terceiro capítulo, apontaremos quais os limites que as políticas estatais contém em si mesmas quando se trata de atender aos interesses da classe proletária. Nossa metodologia foi a pesquisa bibliográfica e documental e nosso método de análise do real foi a ontologia marxiana.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA FERNANDA SILVA, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, mestranda em Educação Brasileira, no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação da professora doutora Maria Edna de Lima Bertoldo.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

SILVA, M. F. (2013). POLÍTICA DE QUALIFICAÇÃO PARA O SETOR SUCROALCOOLEIRO: UMA CRÍTICA AOS LIMITES DO ESTADO MODERNO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(1), 233. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9417

Edição

Seção

Teses e Dissertaçoes: Resumos