CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA NECESSÁRIA

Autores

  • Mauro Titton Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9409

Palavras-chave:

Educação do campo, movimentos sociais, trabalho e educação.

Resumo

O artigo apresenta análise que buscou identificar os fundamentos da concepção educacional que sustenta a educação do campo. Teve por campo empírico os Cadernos da Coleção 'Por uma Educação do Campo' e as políticas educacionais, e por objetivo verificar como as relações entre educação e realidade atual têm marcado o desenvolvimento teórico-prático da educação do campo. Identificou-se que há opções teóricas utilizadas para a formulação da educação do campo que interditam a possibilidade de dar inteligibilidade às concretas relações de produção da educação e de sua articulação à uma estratégia de superação do capital, e que há possibilidades de essência nas experiências e na atividade de uma organização revolucionária, como o MST.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Titton, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), com Sanduíche na Universidad de Pinar del Río/Cuba (2008). Foi professor efetivo do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, e em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, trabalho e educação, ensino/pesquisa/extensão, políticas públicas e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

Titton, M. (2013). CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS PARA UMA CRÍTICA NECESSÁRIA. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(1), 111–123. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9409