Contra uma formação para uma educação em Direitos Humanos

Autores

  • Alexandre Marinho Pimenta Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9407

Palavras-chave:

Direitos humanos e educação. Multiculturalismo, educação e capitalismo. Ideologia. Formação crítica.

Resumo

A temática dos Direitos Humanos é hoje consensal até mesmo nas aparentes contra-ideologias do mundo contemporâneo. Embasando-se sobretudo na teoria e na crítica cultural do esloveno Slavoj Zizek e na teoria marxista, a partir de uma revisão da literatura, o presente ensaio de natureza exploratória tem como objetivo central esboçar como os Direitos Humanos representam hoje um consenso liberal e ideológico de grande utilidade para a hegemonia capitalista do pós-guerra fria. Percebe-se assim o risco de advogar o eixo temático dos Direitos Humanos como fundamental para uma educação emancipadora e uma formação para a mesma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília - UnB

Aluno de graduação em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Atualmente bolsista de iniciação científica (PROIC - PIBIC/CNPQ 2011/2012), sob a orientação do prof. Dr. Carlos Alberto Lopes de Sousa (TEF/FE/UnB), na linha de pesquisa "Agentes educativos, Capital Cultural e Mídias". Possui interesses nas áreas de filosofia e sociologia da educação, incluindo: teoria do conhecimento e pesquisa em educação; ideologia, marxismo e educação; desigualdades sócio-econômicas e culturais no campo educacional; ação pedagógica, autoridade, disciplina e legitimidade.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

Pimenta, A. M. (2013). Contra uma formação para uma educação em Direitos Humanos. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(1), 92–100. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9407