EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-LDB DE 1996 E CONSTITUIÇÃO DE OLIGOPÓLIOS TRANSNACIONAIS NO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Pedro Henrique de Sousa Tavares UFRJ
  • Olgaises Cabral Maués UFPA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9402

Palavras-chave:

Ensino Superior, expansão, oligopólios transnacionais, fundos de investimentos.

Resumo

Este Trabalho apresenta alguns Resultados de Pesquisa UMA Referente AOS Traços da Expansão da Educação Superior brasileira não PERÍODO Pós-LDB, tendão Como recorte o Estado do Pará, Tomando Como base de Aspectos concernentes de UMA Possível nova configuracao do segmento de ensino superior, o Opaco confirmação o segmento Privado Como o Eixo de Expansão, Regulado POR Meio de Reformas Educacionais, Que estavam los consonância com orientações de como Organismos Internacionais, notadamente o Banco Mundial. Mais recentemente, a Entrada do capital de NAS Internacional Instituições Privadas de Ensino Superior ea Conformação de UMA nova Regulação supranacional de Políticas Educacionais TEM apontado parágrafo um Tendência de Formação de oligopólios na Educação Superior Privado nenhum segmento, EM atendimento a reivindicações da Organização Mundial do Comércio ( MAC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique de Sousa Tavares, UFRJ

Bacharel e Licenciado los Ciências Sociais Pela Universidade Federal do Pará. Mestrando los Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador do Grupo de Estudos sobre Politica Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO / UFPA) e do Coletivo de Estudo sobre Marxismo e Educação (COLEMARX / UFRJ)

Olgaises Cabral Maués, UFPA

Licenciada los Pedagogia Pela Universidade Federal do Pará, com Mestrado em Educação Pela Universidade de Brasília e Doutorado em Ciências de L'éducation - Université des Sciences et Technologies de Lille III, Lille, França. Fez Pós-doutorado na Université Laval, Quebec, Canadá los 2002 e UFMG los 2011. Professora da Faculdade de Educação e fazer Programa de Pós-Graduação em Educação na UFPA. Coordenadora fazer Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Politica Educacional e Trabalho Docente.

Downloads

Publicado

2013-05-24

Como Citar

Tavares, P. H. de S., & Maués, O. C. (2013). EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR PÓS-LDB DE 1996 E CONSTITUIÇÃO DE OLIGOPÓLIOS TRANSNACIONAIS NO ESTADO DO PARÁ. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(1), 31–43. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9402