EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIDA DO CAPITALISMO

Autores

  • Adriana Almeida Sales de Melo Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9401

Palavras-chave:

Capitalismo, crise, educação brasileira.

Resumo

Na discussão do tema Imperialismo, crise e educação, o ensaio aponta aspectos da nossa totalidade histórica em relação às recentes crises pelas quais passou o capitalismo e sua relação com as mudanças nas políticas educacionais brasileiras. A educação continua no cerne dos projetos de desenvolvimento, como produtora de conhecimento, e também como fio condutor dos processos de conformação social. São também discutidas as sequelas das crises: o aumento da desigualdade social e também o aumento da exploração do trabalho. Tornar claro nosso projeto de sociedade e de educação, como resistência aos movimentos de sobrevida do capitalismo é uma necessidade nos movimentos de construção de contra-hegemonia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Almeida Sales de Melo, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, mestre (UFPE, 1989) e doutora (UNICAMP, 2003) em educação, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos sobre Política Educacional (CNPQ/UFJF), professora-colaboradora do PPGE/CEDU/UFAL.

Downloads

Publicado

2013-05-23

Como Citar

Melo, A. A. S. de. (2013). EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIDA DO CAPITALISMO. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 4(1), 20–30. https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9401