EDUCAÇÃO BRASILEIRA E ESTRATÉGIAS DE SOBREVIDA DO CAPITALISMO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v4i1.9401Palavras-chave:
Capitalismo, crise, educação brasileira.Resumo
Na discussão do tema Imperialismo, crise e educação, o ensaio aponta aspectos da nossa totalidade histórica em relação às recentes crises pelas quais passou o capitalismo e sua relação com as mudanças nas políticas educacionais brasileiras. A educação continua no cerne dos projetos de desenvolvimento, como produtora de conhecimento, e também como fio condutor dos processos de conformação social. São também discutidas as sequelas das crises: o aumento da desigualdade social e também o aumento da exploração do trabalho. Tornar claro nosso projeto de sociedade e de educação, como resistência aos movimentos de sobrevida do capitalismo é uma necessidade nos movimentos de construção de contra-hegemonia.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).