Editorial

Autores

  • Elza Peixoto UEL
  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo

Revista Germinal: marxismo e educação em debate é empreitada a que o Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE), com o apoio dos Grupos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UNICAMP) e Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL) resolveram assumir – estimulados pelos 03 Encontros Brasileiros de Educação e Marxismo (EBEM) – a fim de congregar pesquisadores marxistas dispostos a enfrentar o desafio de, a partir deste formidável campo teórico que teve em Karl Marx e Friederich Engels seus fundadores, produzir solo fértil para que “germinem”, no debate sobre a educação, práticas pedagógicas que preparem – ombreados com os movimentos sociais – o caminho revolucionário para o comunismo. Tratando-se de um projeto ousado cuja consecução dependeria do acolhimento dos pesquisadores neste campo, foi com imensa esperança que vimos, em abril de 2008, cada um dos 19 convidados iniciais a comporem a Comissão Editorial, aceitarem o convite, estimulando a iniciativa. Com o mesmo ânimo, quatro meses depois, vimos cada um dos 05 convidados aceitarem participar do Debate que deflagrou o processo de confecção do primeiro número Modo de produção e educação, realizado no dia 13 de agosto de 2008, às 14h00, na Sala da Congregação da Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Peixoto, UEL

Douora em Educação pela Unversidade Estadual de Campinas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Historiadora especialista em História da Educação Brasileira.

Downloads

Publicado

2021-11-27

Como Citar

Peixoto, E., & Pereira, M. de F. R. (2021). Editorial. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 1(1), 1–3. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9352