Discurso do professor Paulo Freire em Angicos, ao encerramento do curso de alfabetização de adultos
Palavras-chave:
Alfabetização, EJA, Paulo FreireResumo
A experiência de alfabetização de Paulo Freire em Angicos, Rio Grande do Norte, é um marco para a educação brasileira. Ao alfabetizar 300 trabalhadores rurais em 45 dias, Freire demonstrou seu compromisso com a classe trabalhadora e seu empenho em alfabetizar, conscientizando sobre o mundo. Neste número, que trata da alfabetização, a Germinal: Marxismo e Educação em Debate traz o discurso de Paulo Freire, em 1963, no encerramento dessa rica experiência em Angicos. Este documento está originalmente disponível no Acervo Paulo Freire (https://acervo.paulofreire.org/items/cad639ee-9376-4b12-9891-f9ee78fd063c) e o reproduzimos aqui com a expectativa de que ele possa ampliar sua circulação entre educadores, já que, neste breve discurso, Freire deixa clara sua perspectiva teórica, os fundamentos do seu método e seu compromisso com o povo brasileiro.
Downloads
Referências
Documento disponível em: (https://acervo.paulofreire.org/items/cad639ee-9376-4b12-9891-f9ee78fd063c)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).