Uma vida dedicada a Literatura e Educação
Palavras-chave:
Alfabetização, Literatura, EducaçãoResumo
A professora Maria do Rosário Longo Mortatti é professora titular na UNESP – Universidade Estadual Paulista, escritora e poeta. É licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara-SP; mestre e doutora em Educação pela Unicamp; Livre-docente em Alfabetização pela Unesp. Atua no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP - Marília. Atuou em escolas públicas e particulares paulistas, como professora de língua portuguesa e literatura e coordenadora pedagógica. Com sua ampla experiência no campo da alfabetização, a professora nos brinda com uma reflexão que passa pela sua trajetória e nos leva a refletir sobre os desafios ainda atuais da alfabetização em nosso país
Downloads
Referências
BRECHT, Bertolt. Elogio do aprendizado. In: Poemas 1913 – 1956. Trad. Paulo César Souza. São Paulo, Brasiliense, 1986, p. 121.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
MAGNANI, Maria do Rosario Mortatti. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (2. ed. 2001)
MAGNANI, Maria do Rosario Mortatti. Em sobressaltos: formação de professora. Campinas; Editora da Unicamp, 1993 (3ª. ed. rev. e ampl.. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2019).
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo – 1876/1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000 (2. ed. revista e ampliada, 2021.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Educação e letramento. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n. 44.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo (org.) Alfabetização no Brasil: uma história de sua história. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011 (2ª. ed. Editora Unesp, 2012)
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Na história do ensino da literatura no Brasil: problemas e possibilidades para o século XXI. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 23-43, abr./jun. 2014.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Analfabetismo no Brasil (2012). In: Diálogos apócrifos: sobre educação, ensino de língua e literatura [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2016, p. 145-150
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Entre a literatura e o ensino: a formação do leitor. São Paulo: Editora Unesp, 2018. (Capítulos citados: “Sobre ensino da leitura” (1995); “Leitura e formação do gosto: por uma pedagogia do desafio do desejo” (1992).)
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Brasil, 2091: Notas sobre a “Política Nacional de Alfabetização”. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, 7(3), 17–51, 2019a.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Ensino de leitura e escrita na escola brasileira: educadores “intelectuais orgânicos” e disputas seculares por projetos de nação. In: Métodos de alfabetização no Brasil: uma história concisa. São Paulo: Editora Unesp, 2019b.
MORTATTI, Maria. Paulo Freire e Magda Soares: inspirações para esperançar. In: CARDOSO, Katia Cardoso; AMÂNCIO, Nanci; RODRIGUES, Sílvia P.; BERTOLD, Sandra Bertold. (Org.). História(s) de alfabetização, leitura e escrita: concepções, práticas e materialidades. Rondonópolis/MT: EdUFR, 2022, p. 17-24.
MORTATTI, Maria do Rosario Longo. Profana comédia: esboço de uma autobiografia intelectual não autorizada. In: RUIZ, D; GONTIJO, R. ZIMMERMANN, T. (Org.) As historiadoras e o(s) gênero(s) na escrita da história: uma geração de pesquisadoras que consolidou os estudos históricos no Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 2023.
VIGOTSKI, Lev S. A educação estética. In: Psicologia pedagógica. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (publicação original em 1926)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).