Práticas culturais: a palavra, o texto e o contexto no processo de alfabetização
Palavras-chave:
Trabalho didático, Práticas culturais, Alfabetização, Observação de aves, Música e dançaResumo
O objeto deste artigo são as práticas culturais, objetivando analisar como elas fundamentariam o processo de alfabetização. Seguiu-se os princípios da Ciência da História, sob as categorias universal e singular, organização do trabalho didático e práticas culturais, fundamentando-se em Vigotsky (2009), Franco e Martins (2021), Alves (2003, 2005, 2019) e Lukács (2005). Acreditamos que nas práticas culturais está o cerne para uma nova organização do trabalho didático que não exclua ninguém “da possibilidade de se extasiar com a música clássica, com as obras de artes plásticas, com a dança, com o teatro e demais práticas culturais que remetem a todos os períodos da história”.
Downloads
Referências
ALVES, G. L. A Produção da Escola Pública Contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
ALVES, G. L. Mato Grosso do Sul: o universal e o singular. Campo Grande, MS: Ed. UNIDERP, 2003.
ALVES, G. L. O Trabalho Didático na Escola Moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
ALVES, G. L. Organização do Trabalho Didático: a questão conceitual. Revista Acta Scientiarum Education. v. 34, nº 2, p. 169-178, 2012. Disponível em http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17180/pdf Acesso em 15 de dez. 2020.
ALVES, G. L. Cultura: Crítica aos Usos e Significados do Termo. Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves, 2019. Disponível em https://icgilbertoluizalves.com.br/imagens/textocientificopdf/alves-gilberto-luiz-cultura-cr-tica-aos-usos-e-significados-do-termo260315.pdf Acesso em 18 de nov. 2020.
ALVES, G. L.; FONSECA, C. A. Águas que Educam: o pantanal e sua história na pintura sul-mato-grossense. Instituto Cultural Gilberto Luiz Alves, 2016. Disponível em https://icgilbertoluizalves.com.br/documentario/aguas-que-educam-o-pantanal-e-sua-historia-na-pintura-sul-mato-grossense-2 Acesso em 30 de novembro de 2020.
AZEVEDO, A. Pantanimais. Cuiabá, MT: Entrelinhas, 2015.
BENITES, M.; MAMEDE, S.; CARDOSO, M. A.; VARGAS, I. A. DE. Observação de aves e da biodiversidade durante a pandemia pelo SARS-COV-2: uma ressignificação? Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 15, n. 4, p. 589-609, 6 ago. 2020. Disponível em https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10867
CAMPO, GRANDE. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental REME. Linguagens, v. 4 Educação Física. Campo Grande, MS: SEMED. 2020a Disponível em https://gefem-semed.blogspot.com/p/referencial-curricular-da-reme-2020.html Acesso em 15 de jun.2020
X
CARVALHO, M. Guia prático do alfabetizador. 5 ed. São Paulo: Ática, 2005.
COELHO, I. T. Pedagogia Histórico-Crítica e Alfabetização: elementos para uma perspectiva histórico–crítica do ensino da leitura e da escrita. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Araraquara, 2016, 117f.
DE CAMILLO, M. Um bem-te-vi – Crianceiras. You Tube, 31 de out. 2011. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=54nYRif0lg8 Acesso em: 08 ago. 2021.
FIGUEIREDO, J. Pássaros prô Pantanal. Fundação de Cultura de MS; YouTube, 10 de set. de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NEfdhx6NUT4&t=664s Acesso em: 08 out. 2021.
FRANCO, A. F., MARTINS, L. M. Palavra escrita: vida registrada em letras a alfabetização para além da Política Nacional de Alfabetização (PNA). [recurso digital] Goiânia-GO: Editora Phillos Academy, 2021.
GRUPO ACABA. Pássaro Branco (vídeo clip Oficial). You Tube, 10 de nov. 2010. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rJFqT5QTpe4Acesso em: 08 ago. 2021.
LUKACS, G. Velha e Nova Cultura. Transcrição: Biblioteca Virtual Revolucionária, Arquivo Marxista na Internet, 2005. Disponível em https://www.marxists.org/portugues/lukacs/1920/mes/cultura.htm Acesso em 02 de junho de 2021
MAMEDE, S., BENITES, M., ALHO, C. J. R. Ciência cidadã e sua contribuição na proteção e conservação da biodiversidade na reserva da biosfera do Pantanal. Revista Brasileira de Educação Ambiental, 12(4), p. 153-164. 2017.
MAMEDE, S. B.; BENITES, M.; MAGNUSSEN M. A Observação de Aves no Mato Grosso do Sul: interface com o ecoturismo e os destinos inteligentes e criativos. In MAMEDE, S. B.; MARTINS, P. C. S. (org.). Multidimensionalidade do turismo no Mato Grosso do Sul. 1. ed. Dourados, MS: Editora UEMS, 2022.
MARX, K., ENGELS, F. Textos sobre Educação e Ensino. São Paulo, SP: Editora Moraes, 1983.
MENDONÇA, F. W.; SANTOS, M. E. A Formação de Conceitos Científicos e o Processo de Ensino-Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Contradição – Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, Paranavaí, PR, v. 2, n. 1, 2021. Disponível em https://revista.unifatecie.edu.br/index.php/revcontrad/article/view/18/22 Acesso em 13 set. 2023.
MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que Planejar? Como Planejar? 2ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
PESSOA, A. C. G. S. Sequência Didática. In: FRADE, I. C. A.S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. Glossário CEALE: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação /UFMG, 2014.
PULLMAN, P. As crianças precisam de arte, histórias, poemas e música tanto quanto precisam de amor, comida, ar puro e brincar. Blog Astrid Lindgren Memorial Award, Estocolmo, Suécia, 17 de dezembro de 2015. Disponível em https://astridlindgrenmemorialaward.wordpress.com/2015/12/17/children-need-art-and-stories-and-poems-and-music-as-much-as-they-need-love-and-food-and-fresh-air-and-play/ Acesso em 08 de janeiro de 2021
ROLIM, A. A. M.; GUERRA, S. S. F.; TASSIGNY, M. M. Uma leitura de Vygotsky sobre o brincar na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 176-180, jul./dez. 2008. Disponível em http://brincarbrincando.pbworks.com/f/brincar%2B_vygotsky.pdf. Acesso em 28 mai.2021.
ROCHA, R. Mil Pássaros pelo Céu. São Paulo: Ática, s/d
SAVIANI, D. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1983.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
SBP -SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Grupo de Trabalho Saúde e Natureza. Manual de Orientação Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes. SBP, 2019. Disponível em:https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/manual_orientacao_sbp_cen.pdf Acesso em 02 mar 2020.
VIGOTSKY, L. S. A Construção do Pensamento e da Linguagem. 2 ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).