Práticas culturais: a palavra, o texto e o contexto no processo de alfabetização

Autores

  • Maria Angélica Cardoso UFMS
  • Viviane Gregorio Barbosa de Campos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Secretaria Municipal de Educação/SEMED Campo Grande, MS https://orcid.org/0000-0002-7950-5057

Palavras-chave:

Trabalho didático, Práticas culturais, Alfabetização, Observação de aves, Música e dança

Resumo

O objeto deste artigo são as práticas culturais, objetivando analisar como elas fundamentariam o processo de alfabetização. Seguiu-se os princípios da Ciência da História, sob as categorias universal e singular, organização do trabalho didático e práticas culturais, fundamentando-se em Vigotsky (2009), Franco e Martins (2021), Alves (2003, 2005, 2019) e Lukács (2005). Acreditamos que nas práticas culturais está o cerne para uma nova organização do trabalho didático que não exclua ninguém “da possibilidade de se extasiar com a música clássica, com as obras de artes plásticas, com a dança, com o teatro e demais práticas culturais que remetem a todos os períodos da história”.

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Biografia do Autor

Viviane Gregorio Barbosa de Campos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Secretaria Municipal de Educação/SEMED Campo Grande, MS

É graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2002.Especializou-se em Alfabetização pela Fundação Lowtons de Educação e Cultura (FUNLEC) em 2007; E em Coordenação Pedagógica pela UFMS em 2012.Está cursando o Mestrado em Educação na UFMS (início 2023).Exerce atividade profissional como Professora na Rede Municipal de Ensino em Campo Grande desde 2005.Atualmente exerce a função de Professora Efetiva na Escola Municipal Pe. José Valentim, também da Prefeitura de Campo Grande.Tem experiência na área de Educação Ensino Fundamental, com ênfase em Educação Básica.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Cardoso, M. A., & Gregorio Barbosa de Campos, V. (2024). Práticas culturais: a palavra, o texto e o contexto no processo de alfabetização. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 68–88. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62833