A mobilização do pensamento e as operações racionais: contribuições para o processo de alfabetização

Autores

  • Bruna Carvalho Centro Universitário Sagrado Coração
  • Lígia Márcia Martins Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.62069

Palavras-chave:

Pensamento, Operações Racionais, Alfabetização

Resumo

Objetivamos aclarar como opera o psiquismo do indivíduo em alfabetização. Para tanto: a partir das ideias de Lemle (2007) e Soares (2016), elaboramos uma síntese das proposições das autoras, a qual denominamos de requisitos necessários à alfabetização. Expomos a mobilização do pensamento e as operações racionais, segundo a psicologia histórico-cultural, relacionando-as com ações e operações do processo de alfabetização. Concluímos destacando a relação figura-fundo na execução das operações racionais e no desenvolvimento dos requisitos necessários à alfabetização, e a importância da língua escrita para o desenvolvimento da capacidade de pensar em suas máximas potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Carvalho, Centro Universitário Sagrado Coração

É mestre e doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Araraquara. Foi bolsista CAPES durante o mestrado e doutorado. É graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru (2006 - 2009). Foi bolsista de Iniciação Científica - CNPq (2008 - 2009). Tem experiência em docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I, formação inicial e continuada de professores, coordenação pedagógica e direção escolar. Atualmente, está afastada da direção de uma escola municipal de ensino fundamental para exercer a função de supervisora pedagógica das escolas municipais de ensino fundamental - anos finais de Bariri-SP. Também é docente do curso de pedagogia do Centro Universitário Sagrado Coração de Bauru-SP. Dirige seus estudos para a área da educação escolar, com ênfase em políticas educacionais; formação de professores; educação infantil; alfabetização e desenvolvimento humano na perspectiva teórica da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural.

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Câmpus de Bauru

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e em Formação de Psicólogo pela Fundação Educacional de Bauru (atual UNESP/Bauru), mestrado em Programa de Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Programa Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, UNESP câmpus de Bauru. Aposentada como Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP, tendo atuado no curso de Graduação em Psicologia - Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, campus de Bauru e no programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, desenvolvimento humano e formação de professores.

Referências

ALVES, U. K. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, R. R.; BLANCODUTRA, A. P. [et al]. (Orgs.). Consciência dos Sons da Língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

BAPTISTA, M. C. As crianças e o processo de apropriação da linguagem escrita: consensos e dissensos nos campos da alfabetização e da educação infantil. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis. v. 1, n. 16, p. 15-32, 2022.

CARVALHO, B. O Ensino da Língua Escrita no 1º ano do ensino fundamental: orientações didáticas à luz da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. Orientadora: Lígia Márcia Martins. 277 f. Tese – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara-SP, 2019.

CARVALHO, B.; MARSIGLIA, A. C. G. Simbolismo: aquisição cultural basilar à apropriação da língua escrita. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis. v. 1, n. 5, p. 49-68, 2017.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

ILHA, S. E. et al. Consciência fonológica: coletânea de atividades orais para a sala de aula. Curitiba: Appris Editora, 2017.

LEMLE, M. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

LURIA, A. R. Desenvolvimento cognitivo. São Paulo, Ícone, 2008.

LURIA, A. R. Fundamentos da neuropsicologia. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

LURIA, A. R. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. (Orgs.). Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

PERES, S.; TATIT, P. Noé. Álbum: Mil Pássaros. Faixa: 04. São Paulo: Distribuidora – Palavra Cantada (CD), 1999.

RUBINSTEIN, S. L. Principios de psicología general. México: Grijalbo, 1967.

SACCOMANI, M. C. S. (2018). A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural. Orientador: Newton Duarte. 342 f. Tese - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara-SP, 2018.

SILVA, T. C. Dicionário de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2011.

SMIRNOV, A. A.; MENSHINSKAIA, N. A. El pensamento. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; Rubinstein, S. L.; TIEPLOV, B. M. Psicologia. México: Grijalbo, 1960.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

TREIMAN, R.; KESSLER, B. (2013). Sistemas de escrita e desenvolvimento da ortografia. In: SNOWLING, M. J.; HULME, C. (Orgs.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013.

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

Carvalho, B., & Martins, L. M. (2024). A mobilização do pensamento e as operações racionais: contribuições para o processo de alfabetização. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 138–154. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.62069