Compatibilidades e incompatibilidades entre a noção de leitura literária e a pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.61636

Palavras-chave:

Leitura literária., Ensino de literatura., Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

Sistematiza resultados de pesquisa teórica que buscou compreender as compatibilidades ou incompatibilidades entre a noção de “leitura literária” e o ensino da literatura de base pedagógica histórico-crítica. Apresenta a noção de “leitura literária” e a confronta ao referencial teórico da pedagogia histórico-crítica, realizando um levantamento em relatórios finais de pesquisas de pós-graduação; discute a pertinência ou não da apropriação dessa noção para o ensino da literatura sob essas bases pedagógicas, evidenciando que é necessário estabelecer qual concepção de leitura literária é pertinente para o debate sobre ensino da literatura de caráter histórico-crítico.

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Biografia do Autor

Sâmella Priscila Ferreira Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Mestre em Letras (Ufes). Professora da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Pesquisadora do Grupo Literatura e Educação: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5236518851705282. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6151166849154788. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8459-156X. E-mail: contato.samellaalmeida@gmail.com.

Maria Amélia Dalvi, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação (Ufes). Professora da Faculdade de Educação da UFES. Pesquisadora do Grupo Literatura e Educação: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5236518851705282. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9399371418356916. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8729-2338. E-mail: maria.dalvi@ufes.br.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Ferreira Almeida, S. P., & Dalvi, M. A. . (2024). Compatibilidades e incompatibilidades entre a noção de leitura literária e a pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 179–193. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.61636