Os favorecidos de São Sebastião: as parcerias na educação municipal do Rio de Janeiro (2012-2021)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.59099Palavras-chave:
Empresariamento da educação, Estado, Organizações sociais, Políticas educacionais, Parcerias público-privadasResumo
Considerando a influência política das fundações empresariais na educação pública brasileira, este trabalho busca compreender algumas determinações desse processo de dominação. Calcada na teoria do Estado marxista, a investigação se debruçou sobre a contratação de serviços educacionais pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no período de 2012 a 2021. As questões visaram problematizar o perfil do conjunto de organizações sociais favorecidas, considerando os diferentes serviços contratados, seus valores e o tempo de duração das parcerias. Também foram discutidas as mediações políticas que atravessaram a celebração das parcerias durante os diferentes governos municipais. Os resultados confirmaram a ampliação quantitativa e qualitativa dos circuitos empresariais de poder que atuam na educação pública, e que a mudança de prefeito em 2016 teve impacto considerável no tipo de parcerias celebradas e nas organizações escolhidas.
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