Memória e usos do passado em games: a representação de Karl Marx em Assassin´s Creed: syndicate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.58256

Palavras-chave:

História, Memória, Assassin´s creed, Karl Marx

Resumo

A inserção de temáticas históricas em games tem se tornado frequente nas últimas décadas e estas histórias contrafactuais não são desprovidas de interesse. Ao contrário, a construção narrativa destes jogos busca construir memórias e fixar imagens sobre o passado de acordo com interesses do presente. Dessa forma, os games se tornam interessantes objetos de investigação para os historiadores, a fim de, além de averiguar a fidelidade histórica, identificar falsificações, adaptações e/ou omissões. O objetivo do presente artigo é analisar como Karl Marx foi representado no jogo Assassin’s Creed: Syndicate. Dividido em três partes, o artigo apresenta uma breve discussão sobre a problematização de jogos digitais pelos historiadores, na sequência se discute a ambientação histórica do jogo e, por fim, realiza-se a análise das cenas em que Marx é retratado.

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Biografia do Autor

Carlos Prado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em História (UFF). Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integrante do Grupo de Pesquisa Marx e a Filosofia Política e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em História das Américas (LEPHA). Autor do livro História do trotskismo no Brasil (1928-1936). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5572094371127890. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9260-6517. E-mail: carlosprado1985@hotmail.com.

Rodrigo Salvador de Araújo, Secretaria municipal de educação do Distrito Federal

Mestre em História (UFGD). Professor da rede pública do Distrito Federal. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4755743874852054. Orcid: https://orcid.org/0009-0003-1616-3277. E-mail: rodrigo.salv.ar@gmail.com.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Prado, C., & Araújo, R. S. de. (2024). Memória e usos do passado em games: a representação de Karl Marx em Assassin´s Creed: syndicate . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 424–443. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.58256