Ofensiva neoconservadora do capital e resistências sindicais e populares da educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.56508Palavras-chave:
Sindicalismo, Movimentos sociais, Educação pública, Educação popularResumo
O presente texto é o editorial do volume 15, número 2, de agosto de 2023, da revista Germinal: marxismo e educação em debate, cujo dossiê tratou do tema "Sindicalismo e movimentos sociais em defesa da educação pública e popular". O nosso objetivo é socializar a produção acadêmica que parte de um olhar crítico sobre a educação em suas diferentes dimensões da formação humana na sociedade capitalista e analisa e reflete sobre os caminhos teóricos, políticos e práticos para superar o quadro atual, tendo como base o movimento da classe trabalhadora em toda sua riqueza constitutiva e experiência histórica.
Downloads
Referências
ANDES-SN. A contrarreforma do Ensino Médio: o caráter excludente, pragmático e imediatista da Lei no 13.415/2017. Brasilia: ANDES SN, 2017. Disponível em: https://www.andes.org.br/sites/publicacoes/page:2. Acesso em 17 de agosto de 2023.
ANDES-SN. Nota da diretoria do ANDES SN sobre o Reuni Digital. 2022. Disponível em: https://www.andes.org.br/conteudos/nota/nOTA-dA-dIRETORIA-dO-aNDES-sN-sOBRE-o-rEUNI-dIGITAL0. Acesso em 16 de agosto de 2023.
CNTE. Posição da CNTE sobre as Portarias MEC nº 397 (revogada pela Portaria 408) e nº 399, de 2023, que tratam sobre a Reforma do Ensino Médio, BNCC e ENEM. 2023a. Disponível em: https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/75841-pela-revogacao-do-novo-ensino-medio-cnte-e-movimento-estudantil-se-unem-em-ato-no-dia-15-de-marco
CNTE. Pela revogação do Novo Ensino Médio, CNTE e movimento estudantil se unem em ato no dia 15 de março. 2023b. Disponível em: https://www.cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/76374-fim-do-novo-ensino-medio-depende-de-voce-saiba-como-responder-a-consulta-do-mec
FONTES, V. Capitalismo filantrópico? Múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o Marxismo, Niterói, v. 8, n. 14, p.15-35, 2020. Disponível em: https://niepmarx.com.br/index.php/MM/article/view/351/286. Acesso em: 2 set. 2023.
FREITAS, L. C. de. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 6, n. 1, p. 48-59, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12594. Acesso em: 2 set. 2023.
MARX, K. Instruções para os delegados do Conselho Geral Provisório. As diferentes questões. In: MARX, K.; ENGELS, F. Obras escolhidas. Lisboa: Edições Avante, 1983, p. 79-88.
MARX, K.; ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. Campinas, SP: Navegando, 2011.
MEC. ReUni Digital. Plano de expansão da EaD nas universidades federais. Brasília: Ministério da Educação e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2022. v.4. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/reunidigital/publicacoes. Acesso em: 15 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).