Reflexos e reflexões na formação em pedagogia nos cursos EaD: uma análise histórico-crítica
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.55973Palavras-chave:
Pedagogia histórico-crítica, Formação de professores, Educação a distânciaResumo
À luz da Pedagogia Histórico-Crítica, este estudo tem como objetivo principal analisar a formação de professores nos cursos de Pedagogia no contexto da modalidade de educação a distância no Brasil. Os dados produzidos a partir da Pesquisa Documental apontam que as implicações da formação de professores na modalidade EaD para a classe trabalhadora comprometem diretamente a luta pela emancipação humana, perpetuando a relação de exploração do ser humano por outro ser humano, bem como a existência e manutenção de classes sociais.
Downloads
Referências
ANDES-SN. Projeto do Capital para a Educação: análise e ações para a luta. ANDES-SN. Brasília, mar. 2016. v. 1. Disponível em: https://adua.org.br/controlsites
/publicacoes/img/20160315142304Anexo1-Cic044-16.PDF. Acesso em: 30 jun. 2023.
ANDES-SN. Projeto do Capital para a Educação: o ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. ANDES-SN, Brasília, 2020. v. 4. Disponível em: https://www.andes.
org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
ARCE, A. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação e Sociedade, v. 22, n. 74, p. 251-283, abr. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000
Acesso em: 23 jun. 2023.
BANCO MUNDIAL. Learning for all Investing in people’s knowledge and skills to promote development. Washington-DC: [s.n.], 2020. Disponível em: https://pubdocs.
worldbank.org/en/418511491235420712/Education-Strategy-4-12-2011.pdf. Acesso em: 6 abr. 2023.
BANCO MUNDIAL. Relatórios sobre o desenvolvimento mundial: o Estado em um mundo em transformação. Washington, 1997. Disponível em: https://documents1.
worldbank.org/curated/en/272281468339883909/pdf/173000PUB0REPL00Box128848B00PUBLIC0.pdf. Acesso em: 16 ago. 2006.
BELLONI, M. L. Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 78, abr. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.
/S0101-73302002000200008. Acesso em: 5 fev. 2023.
BRASIL. Resumo técnico: Censo da Educação Superior 2015. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2015.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.
BRASIL. Censo da Educação Superior: 2019.Resumo Técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 1 jun. 2022.
BRASIL. Censo da Educação Superior 2021. Microdados. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 23 jul. 2023.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velha ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GATTI, L; CATALANO, T. Quando o dinheiro fala mais alto: privatização, formação de professores e imaginários sociais conflitantes nas escolas dos Estados Unidos. Tradução Cristina Antunes. In: PEREIRA, E. D.; ZEICHNER, K. M. (org.). Formação de professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
GIOLO, J. Educação a distância: tensões entre o público e o privado. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 113, p. 1271-1298, 2010. Disponível em: https://www.
scielo.br/j/es/a/5pq3TXBjDF8rWm6N7pwnckw/?format=pdf&lang=PT. Acesso em: 22 fev. 2023.
KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L.; LOMBARDI, J. C. (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. J. (Org.). A Pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a base comum curricular. Campinas: Autores Associados, 2020.
MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Autores Associados, 2011.
MARSIGLIA, A. C. G; MARTINS, L. M. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n.2, p. 97-105, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/
index.php/revistagerminal/article/view/9702/7090. Acesso em: 30 jun. 2023.
MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Edições Ridendo Castigat Mores. [S.l.]: Ebook Brasil, 1999. Livro digital. Disponível em: https://www.ebooksbrasil.org/
adobeebook/feuerbach.pdf. Acesso em 19 jun. 2023.
MAUTNER, G. Language and the market society: critical reflections on discourse and dominance. Nova York: Routledge, 2010.
MORAES, R. A.; LIMA, C. A. F. A política de formação de professores leigos no Brasil: o proformação. Universidade e Sociedade. Brasília, ano XV, n. 36, jul. 2005. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/8cf5504b5f42267a3ac559a
d6b30f_1547841114.pdf. Acesso em: 29 jun. 2023.
MOURA, P. C. A crise do desemprego: uma visão além da economia. 4. ed. Rio de Janeiro: MAUAD, 1998.
PEREIRA, E. D.; ZEICHNER, K. M. (org.). Formação de professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
PEREIRA, J. E. D. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. In: PEREIRA, E. D.; ZEICHNER, K. M. (org.). Formação de professores S/A: tentativas de privatização da preparação de docentes da educação básica no mundo. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
PINTO, M. B. A crise de acumulação de capital e o papel social da universidade brasileira. Universidade e Sociedade. Brasília, ano XVI, n. 39, p. 57-69, fev. 2007. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0076b6148f5f62c744d59991
e5b10fdf_1547841323.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.
SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L.; LOMBARDI, J. C. (org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2020a. Livro eletrônico.
SAVIANI, D. Escola e democracia. 44. ed. Campinas, Autores Associados, 2021.
SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Brasília, n. 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 4 abr. 2023.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (Sesu). A democratização e expansão da educação superior no país 2003-2014. Brasília, 27 abr. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192. Acesso em: 29 mai. 2023.
SEKI, A. K.; SOUZA, A.; EVANGELISTA, O. A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 447-467, jul./dez. 2017. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/
rde/article/view/812/pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.
SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil: democratização ou massificação mercantil? Educação e Sociedade. Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mXnvfHVs7q5gHBRkDSLrGXr/
?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jun. 2023.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Termo de Adesão 1ª edição de 2023. Vitória, 17 nov. 2022. Disponível em: https://sisu.ufes.br/sites/sisu.ufes.br/files/field/anexo/termo_adesao_573_
ufes.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
VENCO, S. Prefácio. In: EVANGELISTA, O. et al. Desventuras dos professores na formação para o capital. Campinas: Mercado de Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).