Marx e a França revolucionária diante da Alemanha em 1843-1844
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.55504Palavras-chave:
Marx, Revolução Francesa, 1843-44, Atraso alemão, SocialismoResumo
Trataremos da posição de Marx sobre a França revolucionária em sua obra dos anos de 1843-44. Mostraremos que, na época, o autor traz a comparação entre a Alemanha e a França como algo central. No entanto, isso não significa que Marx defenda qualquer mimetismo quanto à Revolução Francesa em relação ao solo alemão; antes, o autor pontua que o desenvolvimento da propriedade e do monopolio já traz ao país gaulês uma realidade anacrônica, que poderia ser superada somente com uma posição socialista.
Downloads
Referências
CHASIN, José. Marx: Estatuto Ontológico e Resolução Metodológica. São Paulo: Boitempo, 2009.
CHASIN, José. O integralismo de Plínio Salgado. São Paulo: Ad Hominem, 1999.
CHASIN, José. Tomo III – política: a determinação ontonegativa da politicidade. São Paulo: Ad Hominem, 2000.
DE DEUS, Leonardo. O jovem Marx: 50 anos. Ouro Preto: UFOP, 2014
EIDT, Celso. O Estado racional: lineamentos do pensamento político de Karl Marx nos artigos da Gazeta Renana (1842 – 1843). (Dissertação de mestrado). Belo Horizonte, 1998.
ENGELS, Friedrich. Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã. Trad. José Barata-Moura. In: Obras escolhidas. Moscovo, 1982.
ENGELS, Friedrich. Esboço para a crítica da economia política. Trad. Ronaldo Vielmi Fortes. In: Revista On Line de Filosofia e Ciências Humanas, V. 26, n° 2. Belo Horizonte: 2020.
LUKÁCS, György. A destruição da razão. Trad. Rainer Patriota. Alagoas: Instituto Lukács, 2020.
MACIEL, Lucas de Oliveira. A busca pela anatomia da crítica da terra: Estado e sociedade civil-burguesa na obra de Karl Marx entre 1843-44. (dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 2021.
MARCUSE, Herbert. Razão e revolução. Trad. Marília Barroso. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2004.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. São Paulo: Expressão popular, 2009.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do Direito de Hegel. Trad. Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2010 d.
MARX, Karl. Crítica à filosofia do Direito de Hegel – introdução. In: Crítica da filosofia do Direito de Hegel. Trad. Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2010 c.
MARX, Karl. Crítica à filosofia do Direito de Hegel – introdução. In: Crítica da filosofia do Direito de Hegel. Trad. Rubens Enderle e Leonardo de Deus. São Paulo: Boitempo, 2003.
MARX, Karl. Gazeta Renana. Trad. de Celso Eidt. IN.: EIDT, Celso. O Estado racional: lineamentos do pensamento político de Karl Marx nos artigos da Gazeta Renana (1842 – 1843). (Dissertação de mestrado). Belo Horizonte, 1998.
MARX, Karl. Glossas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social” de Um Prussiano. Trad. Ivo Tonet. São Paulo: Expressão Popular, 2010 b.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. Nova gazeta renana. Trad. Lívia Cotrim. São Paulo: expressão popular, 2020.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. Trad. Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2010 a.
MARX, Karl. Sobre a Questão Judaica. In: Manuscritos Econômico-filosóficos. Trad. de Alex Marins. São Paulo: Martin Claret, 2001.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A sagrada família. Trad. Marcelo Backers. São Paulo: Boitempo, 2003.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Trad. Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Trad. Álvaro Pina e Ivana Jikings. São Paulo: Boitempo, 1998.
MCLELLAN, David. Karl Marx: Vida e pensamento. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 2023.
NETTO, José Paulo. Karl Marx: uma biografia. São Paulo: Boitempo, 2020.
PALU, Marco Aurélio. Estado, democracia e gênero humano: a crítica de 1843 e a fundação do pensamento marxiano. (Dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Direito, 2019.
PEREIRA NETO, Murilo. A posição de Marx quanto ao Direito nos escritos de 1837-1842. (Dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, Faculdade de Direito, 2018.
SAITO, Kohei. O ecossocialismo de Karl Marx. Trad. Pedro Davoglio. São Paulo: Boitempo, 2021.
SARTORI, Vitor Bartoletti. Acerca de Sobre a questão judaica. In: REVICE, V. 5, N. 1. Belo Horizonte: UFMG, 2020 b.
SARTORI, Vitor Bartoletti. A Sagrada família e a posição de Marx e de Engels diante da França e da Revolução Francesa: sobre a política e a escravidão. In: REVICE, V. 8, N. 1. Belo Horizonte: UFMG, 2023.
SARTORI, Vitor Bartoletti. Política, gênero e direitos humanos na formação do pensamento de Karl Marx. In: Direito e práxis n. 11, v. 4. Rio de Janeiro: Uerj, 2020 a.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).