Disputas e tensões no campo da Educação em Direitos Humanos: uma alternativa crítico-dialética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.55355

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Crítico-dialética, Contra hegemônica, Contradição, Historicidade

Resumo

O objetivo desta investigação é discorrer sobre uma perspectiva de Educação em Direitos Humanos no ambiente escolar, baseada nos pressupostos do materialismo histórico-dialético, tendo como premissa os limites e as possibilidades dessa abordagem no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com análise qualitativa dos dados, de abordagem crítico-dialética, a partir das categorias marxistas contradição, historicidade e totalização. Nas considerações finais, tem-se que o PNEDH contém balizas curriculares que permitem a adoção dessa perspectiva crítico-dialética no contexto escolar nos limites da sociabilidade capitalista, possibilitando, assim, a construção de um processo educativo voltado à formação e emancipação humana.

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Educação (UEL). Agente universitário (UEL). Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos Currículo, Formação e Trabalho Docente (UEL). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012511514272072. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7912-8319. E-mail: luiz.gustavo.tiroli@uel.br

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Tiroli, L. G. (2024). Disputas e tensões no campo da Educação em Direitos Humanos: uma alternativa crítico-dialética. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 288–307. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.55355