Organização e mobilização docente: desafios estruturais explicitados nas eleições da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN)

Autores

  • Eblin Joseph Farage Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55316

Palavras-chave:

ANDES-SN, Organização docente, Eleições

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre os processos de organização do movimento docente no ANDES-SN, partindo de uma perspectiva histórica e dialética, que considera o Sindicato Nacional imbricado nas relações sociais. A partir de revisão bibliográfica e documental, traz elementos que consideram os impactos das transformações do mundo do trabalho, a ascensão da extrema-direita e a proliferação da sociabilidade violenta, na mobilização e organização docente, e suas afetações nas instituições de ensino. Considera ainda os processos de rupturas e fracionamento das organizações dos trabalhadores e dos partidos políticos do campo da independência de classe, impactando as disputas políticas e eleitorais no interior do Sindicato Nacional.

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Biografia do Autor

Eblin Joseph Farage, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Professora associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), membro do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da UFF, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0001582721310808. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6307-8062. E-mail: farage.eblin@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Farage, E. J. (2023). Organização e mobilização docente: desafios estruturais explicitados nas eleições da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 240–261. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55316