Disputa de hegemonia na política para o ensino médio em Pernambuco: as lutas e a resistência docente

Autores

  • Edima Morais Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/PPGE
  • Jamerson Antonio Almeida da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55042

Palavras-chave:

Política Educacional., Organização Política., Sindicato., Hegemonia., Transformismo.

Resumo

O artigo analisa os mecanismos de disputa de hegemonia nas políticas educacionais para o ensino médio em Pernambuco, evidenciando como professores e sindicatos se posicionam e desenvolvem estratégias de contestação e/ou resistências às determinações dessas políticas. Nosso objetivo é analisar se na disputa de hegemonia o sindicato consegue estabelecer a sua direção intelectual e moral ou está subordinado à direção dos gestores da política. Há indícios de processos de transformismo e enfraquecimento do sindicato, como intelectual coletivo, para organizar e dirigir a luta dos docentes no contexto das políticas gerencialistas.

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Biografia do Autor

Edima Morais, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)/PPGE

Doutora em Educação. Professora da Educação Básica do Municipio de Caruaru. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Grupo Gestor-Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7340399196515707. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0510995462167564. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7517-3334. E-mail: edima.morais@caruaru.g12.br

Jamerson Antonio Almeida da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Educação. Professor do Núcleo de Formação Docente/Centro Acadêmico do Agreste da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Grupo de Pesquisa: Grupo Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas do Tempo Livre – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7340399196515707. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8911040109047998. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4198-8049. E-mail: jamersonufpe@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Morais, E., & Silva, J. A. A. da . (2023). Disputa de hegemonia na política para o ensino médio em Pernambuco: as lutas e a resistência docente. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 135–157. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.55042