Forças de segurança e sindicatos na Ditadura (1964-1985): uma análise das organizações sindicais maranhanses sob a vigilância da DOPS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54796Palavras-chave:
Sindicatos, Aparelho sindical, Ditadura, Dops/MA, "Inimigo interno"Resumo
Este estudo tem como ponto central analisar os sindicatos maranhenses durante a ditadura militar (1964-1985) a partir da exploração de dados empíricos oriundos da documentação da polícia política. Cabe registrar a constituição do sindicalismo de Estado concebido desde o primeiro governo varguista e o papel do aparelho sindical sobre o sindicalismo subsequente. Com o golpe (1964), esse modelo foi intensificado com a intenção de enfrentar e neutralizar o movimento sindical. No estado do Maranhão, o controle e a vigilância sobre os sindicatos também foram implementados pelo governo e particularmente pela DOPS/MA, a qual, sendo integrante do aparelho repressivo do Estado, interviu nos espaços sindicais.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Classe operária, sindicatos e partidos no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982.
ANTUNES, R. O que é sindicalismo. São Paulo: Braziliense, 1985.
ALVES, M. H. M. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1989.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO MARANHÃO – APEM. DOPS, Série Sindicatos, 1991.
BOITO Jr., A. Sindicalismo de estado no Brasil: uma análise crítica da estrutura sindical. São Paulo: Ed. da Unicamp; Hucitec, 1991.
BRASIL. Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait-05-68.htm. Acesso em: 29 mai. 2023.
BUZAR, B. O vitorinismo: lutas políticas no Maranhão. São Luís: Indústria Gráfica e Editora LTDA, 1998.
CUNHA, O. M. G. da. Tempo Imperfeito: uma etnografia do arquivo. Mana, p. 287-322, 2004.
FICO, C. Como eles agiam. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MARX, K. Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MATTOS, M. B. Continuidades e rupturas no movimento sindical brasileiro: o impacto da ditadura. In: Trabalhadores e ditaduras: Brasil, Espanha e Portugal. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.
NAPOLITANO, M. 1964: história do regime militar brasileiro. São Paulo: Contexto, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).