A reforma do ensino médio (lei 13.415/17), as competências na escola e crise do capital

Autores

  • Romildo Araújo Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54774

Palavras-chave:

Reforma educacional, Lei 13.415/17, Formação humana, Capitalismo, Trabalho precário

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma discussão crítica sobre os fundamentos da Reforma do Ensino Médio. Qual o papel dessa Reforma no contexto atual das mudanças no mundo do trabalho? Realizou-se um estudo teórico-bibliográfico tendo como base trabalhos elaborados no âmbito da produção marxista, entre os quais selecionamos os textos de Alves (2008), Enguita (1989), Saviani (2007), Kuenzer (2017), entre outros. A Reforma do Ensino Médio, decorrente da implantação da Lei nº 13.415/17, segue a lógica da subordinação radical da educação ao capital, em época do trabalho flexível e precário. Trata-se da desqualificação da educação pública.

 

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Biografia do Autor

Romildo Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Educação (UFPI). Professor do Curso de Pedagogia CSHNB (UFPI). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Teorias e Práticas Pedagógicas (UFPI). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0775152533233695. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4759-7022. E-mail: araujo_romildo@hotmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Araújo, R. (2023). A reforma do ensino médio (lei 13.415/17), as competências na escola e crise do capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 78–95. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54774