A educação popular a partir dos escritos jornalísticos de Antonio Gramsci (1916-1918)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54290

Palavras-chave:

Educação, Educação popular, Cultura, Antonio Gramsci

Resumo

A partir dos escritos de Gramsci selecionados da produção teórica de 1916 a 1918, este artigo apresenta algumas reflexões sobre a natureza da educação popular. A importância da organização política da classe trabalhadora para se fundir em torno de um projeto de sociedade e como o pertencimento de classe se constrói pela educação e pela cultura. A educação transcende os limites da escola e se produz ao longo da organização política, nos sindicatos, partido e outras instituições de organização popular como os Conselhos de Fábrica. A importância de o movimento popular produzir um programa escolar concreto a ser contraposto às políticas públicas educacionais como uma das condições para a construção de uma autonomia política. A partir do contexto histórico de Gramsci, delineamos a relação entre cultura e luta de classes, a importância da cultura popular e as características da educação popular a fim de mostrar seu significado político e a sua atualidade.

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Biografia do Autor

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutora em História. Pós-doutorado em educação (Unicamp). Docente do mestrado e doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Docente de filosofia política e estética da UFPR (1976-2005). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9617648836292663. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2768-5858. E-mail: anitahelena1917@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Schlesener, A. H. (2023). A educação popular a partir dos escritos jornalísticos de Antonio Gramsci (1916-1918). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 287–300. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54290