A educação popular a partir dos escritos jornalísticos de Antonio Gramsci (1916-1918)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54290Palavras-chave:
Educação, Educação popular, Cultura, Antonio GramsciResumo
A partir dos escritos de Gramsci selecionados da produção teórica de 1916 a 1918, este artigo apresenta algumas reflexões sobre a natureza da educação popular. A importância da organização política da classe trabalhadora para se fundir em torno de um projeto de sociedade e como o pertencimento de classe se constrói pela educação e pela cultura. A educação transcende os limites da escola e se produz ao longo da organização política, nos sindicatos, partido e outras instituições de organização popular como os Conselhos de Fábrica. A importância de o movimento popular produzir um programa escolar concreto a ser contraposto às políticas públicas educacionais como uma das condições para a construção de uma autonomia política. A partir do contexto histórico de Gramsci, delineamos a relação entre cultura e luta de classes, a importância da cultura popular e as características da educação popular a fim de mostrar seu significado político e a sua atualidade.
Downloads
Referências
DIAS, Edmundo Fernandes (et.al.). O Outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 1996.
GRAMSCI, Antonio. Scriti Giovanili (1914-1918). Torino: Einaudi, 1975.
GRAMSCI, Antonio. Sotto la Mole (1916-1920). Torino: Einaudi, 1975b.
GRAMSCI, Antonio. Socialismo e fascismo – L’Ordine Nuovo 1921-1922. Torino: Einaudi, 1978.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del Carcere. Torino: Einaudi, 1978b.
GRAMSCI, Antonio. Scritti 1917. Edizione Nazionale. Roma: Enciclopedia Treccani, 2015.
SCHLESENER, Anita Helena. As nuances da censura: escritos políticos de Antonio Gramsci de 1916 a 1918 (Tradução). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 14, n. 1, p. 387-396, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.
SCHLESENER, Anita Helena. Antonio Gramsci: escritos sobre educação e política (1916-1919) (Tradução). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 3, p. 1035-1040, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).