A luta contra o racismo e a nova agressão fascista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49868

Palavras-chave:

Racismo, Fascismo, Imperialismo

Resumo

A revista Germinal, no sentido de ensejar o debate sobre a realidade brasileira, apresenta a entrevista do Professor Wilson do Nascimento Barbosa. Instigante e polêmico em sua análise, o convidado discute os caminhos da filosofia da Práxis para compreender o racismo e o lugar do ódio étnico-racial em formações sociais contemporâneas. O autor não hesita em qualificar as lideranças fascistas e seus vínculos com o Estado burguês, além de refletir sobre as classes dominantes brasileiras, recuperando o debate acerca da formação de uma burguesia nacional. Barbosa também aborda a condição da classe trabalhadora diante do avanço neoliberal e do processo de fascistização em curso no país. Por fim, traz uma análise da atual ofensiva imperialista e do ascenso da extrema direita, apontando para a necessidade da luta antirracista e anticapitalista no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUTOR, A. Why Mussolini Failed. Picture Post, Cidade, número, p. X-Y, 1941.

BRANCOLI, F. Primavera Árabe: Praças, Ruas e Revolta.

HARMOND. Thomas. Bandeira Vermelha no Afeganistão. Rio de Janeiro: Bibliex, 1987.

HEGEL, G.W.F. in: Kritische Erläuterungen des Hegelschen Systems, de Karl Rosénkranz. Königsberg, Gebrüder Bornträger, 1840.

LESSA, Carlos. Crise Internacional e o Brasil depois do atentado. Notícias da Guerra Assimétrica. São Paulo: Garamond, 2002.

MARTINS, E. Os homens da guerra. Rio de Janeiro: A Noite, 1945.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Barbosa, W. do N. (2022). A luta contra o racismo e a nova agressão fascista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 21–32. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49868