A luta contra o racismo e a nova agressão fascista
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49868Palavras-chave:
Racismo, Fascismo, ImperialismoResumo
A revista Germinal, no sentido de ensejar o debate sobre a realidade brasileira, apresenta a entrevista do Professor Wilson do Nascimento Barbosa. Instigante e polêmico em sua análise, o convidado discute os caminhos da filosofia da Práxis para compreender o racismo e o lugar do ódio étnico-racial em formações sociais contemporâneas. O autor não hesita em qualificar as lideranças fascistas e seus vínculos com o Estado burguês, além de refletir sobre as classes dominantes brasileiras, recuperando o debate acerca da formação de uma burguesia nacional. Barbosa também aborda a condição da classe trabalhadora diante do avanço neoliberal e do processo de fascistização em curso no país. Por fim, traz uma análise da atual ofensiva imperialista e do ascenso da extrema direita, apontando para a necessidade da luta antirracista e anticapitalista no século XXI.
Downloads
Referências
AUTOR, A. Why Mussolini Failed. Picture Post, Cidade, número, p. X-Y, 1941.
BRANCOLI, F. Primavera Árabe: Praças, Ruas e Revolta.
HARMOND. Thomas. Bandeira Vermelha no Afeganistão. Rio de Janeiro: Bibliex, 1987.
HEGEL, G.W.F. in: Kritische Erläuterungen des Hegelschen Systems, de Karl Rosénkranz. Königsberg, Gebrüder Bornträger, 1840.
LESSA, Carlos. Crise Internacional e o Brasil depois do atentado. Notícias da Guerra Assimétrica. São Paulo: Garamond, 2002.
MARTINS, E. Os homens da guerra. Rio de Janeiro: A Noite, 1945.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).