Educação e opressão dos povos aborígenes: a trágica experiência dos Montagnais-Naskapi no Canadá
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49629Palavras-chave:
Educação, Opressão, Sociedade igualitária, Programa jesuístico, Escolas residênciasResumo
O manuscrito discute a relação entre educação e opressão, com ênfase na opressão de gênero e de crianças, a partir da experiência legada à história dos povos montagnais-naskapi no Canadá. Acentua o lugar da educação no processo de adaptação e subjugação desses povos face aos interesses comerciais da sociedade de classes. O objetivo é mostrar como práticas educativas de cunho religiosas atuaram nesse processo para oprimir e dominar os povos aborígenes a partir da criação de um Programa para dominar os povos nativos. O estudo constitui-se em um recorte de uma pesquisa no campo da educação e da reprodução social. Compreende a educação como uma prática social determinada pela existência humana fundada no complexo do trabalho, conforme sinaliza a perspectiva marxiano-lukacsiana.
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