Educação e opressão dos povos aborígenes: a trágica experiência dos Montagnais-Naskapi no Canadá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49629

Palavras-chave:

Educação, Opressão, Sociedade igualitária, Programa jesuístico, Escolas residências

Resumo

O manuscrito discute a relação entre educação e opressão, com ênfase na opressão de gênero e de crianças, a partir da experiência legada à história dos povos montagnais-naskapi no Canadá. Acentua o lugar da educação no processo de adaptação e subjugação desses povos face aos interesses comerciais da sociedade de classes. O objetivo é mostrar como práticas educativas de cunho religiosas atuaram nesse processo para oprimir e dominar os povos aborígenes a partir da criação de um Programa para dominar os povos nativos. O estudo constitui-se em um recorte de uma pesquisa no campo da educação e da reprodução social. Compreende a educação como uma prática social determinada pela existência humana fundada no complexo do trabalho, conforme sinaliza a perspectiva marxiano-lukacsiana.

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Biografia do Autor

Ana Joza de Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2021). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2011). Professora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4275288098837856. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3652-2287. E-mail: lima.ana3@gmail.com.

Susana Jimenez, Universidade Estadual do Ceará - Instituto do Movimento Operário (IMO)

PhD. em Educação pela Alliant International University (1982) com pós-doutorado em Educação pela Unicamp (1992). Mestre em Educação pela San Diego State University (1971). Professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1771899477297406. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9626-753X. E-mail: susana_jimenez@uol.com.br.

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Professor da Faculdade de Educação da UFC (graduação e pós-graduação). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8742258860132699. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6144-1972. E-mail: mariocoelho@ufc.br.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Joza de Lima, A., Jimenez, S., & Coelho Gomes, V. . (2022). Educação e opressão dos povos aborígenes: a trágica experiência dos Montagnais-Naskapi no Canadá. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 297–317. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.49629